Festa marca início da aplicação assistida de medicamento para pacientes com hepatite C

12/08/2004

Denize Assis

Portadores de hepatite C de Campinas promovem às 10h desta sexta-feira, dia 13 de agosto, no Ambulatório Municipal de Doenças Sexualmente e Aids (Amda) uma grande festa para marcar o início da aplicação assistida do interferon peguilado na rede municipal de saúde de Campinas. A medida é uma antiga reivindicação da Associação de Assistência aos Portadores de hepatites, Candidatos e Transplantados Hepáticos do Interior de São Paulo (Apohie) e permite ampliar e melhorar a qualidade da assistência a pelo menos 200 pessoas portadoras da doença na cidade e que têm indicação para o uso da medicação.

A farmacêutica Maria Elisa Moreira Bertonha, da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o interferon peguilado é um medicamento de alto custo distribuído pela Secretaria de Estado da Saúde. Segundo ela, até então, os pacientes com autorização para usar a medicação, que provoca efeitos colaterais importantes, precisavam retirá-lo na Direção Regional de Saúde (DIR-12) e cuidar em casa para tomar o remédio.

Agora, com a aplicação assistida, a medicação passa a ser feita em unidade de saúde sob supervisão de médicos e enfermeiros. Neste primeiro momento, 40 pacientes serão atendidos no Amda, na rua Regente Feijó, 637, no centro da cidade. Em breve, serão disponibilizados mais dois pólos de aplicação, sendo um no Hospital Municipal Mário Gatti e outro no Complexo Ouro Verde.

"É uma conquista enorme. Com a criação dos pólos de aplicação assistida o paciente passa a receber a medicação com a supervisão de um profissional de saúde treinado para esta função, o que garante a eficácia do tratamento, além de torná-lo mais econômico. É um ganho muito grande. E o tratamento torna-se mais digno", diz Genny Apparecida Accacio, diretora de relações públicas da Aphoie.

Genny é secretária aposentada, tem 67 anos e há 13 descobriu que estava com hepatite C. Desde então, ela tem colaborado para conscientizar a comunidade sobre a hepatite e no apoio aos portadores da doença.

A hepatite viral é uma doença infecciosa aguda que acomete principalmente o fígado. Existem pelo menos cinco tipos de hepatites virais: A, B, C, Delta e E. As hepatites A e E causam exclusivamente hepatite aguda, enquanto os vírus B, C e Delta (este último raro em nosso meio) podem determinar hepatites crônicas (inflamação no fígado por mais de 6 meses).

O quadro clínico - sintomas - da hepatite C aguda é geralmente muito leve, passando despercebido e não sendo diagnosticado na grande maioria das vezes. Em aproximadamente 15% dos indivíduos infectados haverá cura da doença, enquanto cerca de 85% permanecerão com sua forma crônica, que é o que ocorreu com Genny. Para pessoas como ela o tratamento padrão é feito com a terapia combinada de interferon peguilado e ribavirina durante 24 a 48 semanas.