Gatos e cães da Noroeste recebem anti-rábica neste final de semana

12/08/2004

Talita El Kadri

A Secretaria de Saúde de Campinas pretende vacinar 1,7 mil gatos e 20 mil cães nos próximos sábado e domingo, dias 14 e 15 de agosto, na segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal. As vacinas estarão disponíveis, das 8h às 17h, em 46 postos de vacinação fixos e 6 móveis e, no total, 33 automóveis vão ser utilizados na campanha. Não é preciso pagar pelas doses. 

Os postos de vacinação estarão espalhados pela Região Noroeste da cidade em bairros como Campo Grande, Satélite Íris, Campos Elíseos, Jardim Garcia, Jardim Florence, Vila Perseu Leite de Barros, Parque Tropical, Vila Padre Manoel da Nóbrega, Vila Castelo Branco, Residencial Cosmos, Jardim Roseira, Jardim Ipaussurama e Jardim Paulicéia, entre outros. Informações detalhadas sobre os postos podem ser obtidas pelo telefone 156 da Prefeitura ou no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pelos telefones 3245-1219 ou 3245-2268.

O médico veterinário Yuri Fernandes Feltrin, da Visa Noroeste, informa que Campinas não registra casos de raiva animal em gatos e cães desde 1998, mas que o vírus ainda está presente em alguns mamíferos, como por exemplo o morcego. Yuri explica que o vírus da raiva é transmitido pela saliva do animal infectado e destaca que é importante e de responsabilidade dos proprietários levar seus animais para a vacinação contra raiva todos os anos. 

Gatos e cães têm contato com outros mamíferos que podem estar doentes e, adquirindo o vírus, existe a possibilidade de infectar pessoas por mordedura, lambedura e arranhadura - de acordo com o médico veterinário, os gatos merecem atenção especial - os felinos saem mais de casa e têm instinto de caça, desta forma existe maior risco de contraírem a doença", diz. 

A raiva apresenta 100% de letalidade em todas as pessoas expostas ao vírus, que não receberem tratamento e apresentarem os sintomas. A morte acontece num período de 4 a 8 dias. A vacinação anti-rábica canina e felina é a única forma de proteger homens e animais contra a doença. 

Para convocar a população a levar seus animais aos postos de vacinação, a Visa Noroeste conta com um carro de som, com o portal na internet da Secretaria Municipal de Saúde, com o auxílio do 156 da Prefeitura, além da divulgação da campanha na mídia da região. 

A primeira etapa da campanha aconteceu na região Norte de Campinas e a vacinação prossegue ainda nas outras regiões da cidade (Sul, Leste e Sudoeste) em sábados e domingos até o final de agosto e também nos primeiros finais de semana de setembro. A meta é, até o final da campanha, vacinar 13 mil gatos e 130 mil cães em toda a cidade. 

Próximas etapas da campanha:

28 e 29 de agosto: Região Sul
11 e 12 de setembro: Região Leste
18 e 19 de setembro: Região Sudoeste

Volta ao índice de notícias