Serviço de urgência do Anchieta será reinaugurado no sábado

12/08/2004

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas inaugura no próximo sábado, dia 14 de agosto, as novas dependências da unidade não-hospitalar de urgência do Anchieta, mais conhecida pela população como Pronto-Socorro Anchieta. O serviço é referência para toda população da Região Norte da cidade, estimada em 250 mil pessoas, e ainda atende a uma parcela da população de Sumaré e Hortolândia que reside na divisa com Campinas.

As obras de reforma e ampliação do serviço custaram R$ 299 mil e foram custeadas totalmente pelo município. Agora, a unidade passou a ter 591 metros quadrados distribuídos em 25 cômodos entre eles quatro consultórios, além de uma sala de observação para adulto e uma para crianças, sala de espera (que foi ampliada), entre outros.

A cerimônia oficial de inauguração acontece às 11h, no próprio PA, que fica avenida João Paulo II, s/n, com presença da Prefeita Izalene Tiene, da Secretária Municipal de Saúde, a médica sanitarista Maria do Carmo Cabral Carpintéro, do coordenador do Distrito de Saúde Norte, o médico Paulo Vicente Bonilha, e com representantes do Conselho Local de Saúde (CLS) da unidade.

"A reforma e ampliação do Anchieta permite que Campinas melhore e amplie ainda mais a assistência prestada à população nos casos de urgência e representa mais um passo no sentido de consolidar a política de atenção às urgências e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) do município" diz o médico Joaquim José de Oliveira Filho, coordenador da área de urgência da Secretaria de Saúde de Campinas.

Segundo Oliveira Filho, as unidades não-hospitalares de urgência, antigamente chamados de PAs, vêm cada vez mais se firmando como equipamentos importantes para o acolhimento dos casos de urgência mais simples e para o adequado encaminhamento dos casos mais graves.

Atualmente, a rede municipal de saúde de Campinas conta, informa o coordenador, com três destas unidades – São José (região Sul), Anchieta (região Norte) e Ouro Verde (região Sudoeste) - que dispõem de equipamentos, materiais e recursos humanos de acordo com as normas do Ministério da Saúde. A cidade também dispõe, na rede própria, do pronto-socorro do hospital Municipal Mário Gatti.

Estes serviços funcionam 24 horas e devem ser procurados nos casos de urgência e emergência, quando a pessoa precisa de imediata intervenção médica, ou em casos como crise de bronquite, perda de consciência, cólica renal, dor abdominal intensa, dor no peito, febre alta persistente e nos casos em que há risco de vida como atropelamento, acidentes de carro, fratura, ferimento por arma de fogo ou faca, choque elétrico, sangramentos e dificuldade para respirar, entre outros.

Estas unidades devem ser procuradas também à noite e aos finais de semana e feriados, quando o Centro de Saúde está fechado, se houver sofrimento que precise de atenção imediata.