Festa marca inauguração do pronto-socorro Anchieta

13/08/2004

Denize Assis

Para marcar a inauguração das novas dependências da Unidade não Hospitalar de Urgência Anchieta, mais conhecida pela população como pronto-socorro Anchieta, a Prefeitura de Campinas promove a partir das 10h deste sábado, dia 14 de agosto, uma festa com apresentações culturais, cerimônia oficial e confraternização. A comemoração terá presença de autoridades municipais, representantes dos trabalhadores e dos usuários e será aberta à comunidade.

O médico sanitarista Paulo Vicente Bonilha, coordenador do Distrito de Saúde Norte, informa que, com a reforma, a unidade teve as instalações ampliadas o que permite melhorar a qualidade da assistência. Segundo o sanitarista, as ampliações ocorreram justamente nos setores que caracterizam o serviço como unidade de urgência.

A sala de emergência por exemplo, a partir de agora, pode atender a dois pacientes ao mesmo tempo. A sala de observação, que anteriormente não separava crianças e adultos, agora foi dividida em dois espaços e os leitos de observação passaram a ser separados por uma estrutura móvel de forma a manter a privacidade dos pacientes.

Além disso, agora a sala de acolhimento vai permitir que as pessoas possam esperar sentadas. A nova estrutura também favorece que a unidade trabalhe com a classificação de risco, ou seja casos de maior risco passam a ser atendidos primeiro que os de menor risco. "Todas estas mudanças representam um grande passo a favor da humanização. Além disso a inauguração das novas dependências permite dividir com o Hospital de Clínicas (HC) os casos de urgência e emergência, o que melhora e regionaliza o atendimento dos pacientes", diz Paulo Vicente.

O sanitarista informa que o Centro de Saúde e a equipe do Paidéia de Saúde da Família são sempre a entrada para os serviços do Sistema Único de Saúde de Campinas (SUS-Campinas). "Nos problemas mais corriqueiro do dia-a-dia, o Centro de Saúde é sempre uma opção melhor e inclusive está melhor preparado. A missão do Pronto Atendimento é atender de maneira mais qualificada as emergências e urgências mais importantes. A população, inclusive, se beneficia quando sabe procurar o serviço mais adequado para cada problema", diz.

A unidade não-hospitalar de urgência do Anchieta fica na avenida Papa João Paulo II, s/n. É referência para toda população da Região Norte da cidade, estimada em 250 mil, e ainda atende a uma parcela da população de Sumaré e Hortolândia que reside na divisa com Campinas. O serviço funciona ininterruptamente e atende, em média, a 300 pessoas diariamente.