Excursão leva usuários do CS Santa Odila a Socorro e Serra Negra neste final de semana

13/08/2004

Talita El Kadri

O grupo Caminhada Bem Estar, do Centro de Saúde (CS) Santa Odila (região Sul), promove um passeio à cidade de Socorro, neste domingo, 15 de agosto, dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira da cidade. A visita se estende também ao município de Serra Negra. O evento faz parte da série de atividades que o CS realiza para seus usuários com o objetivo de garantir melhora na qualidade de vida.

A excursão sai de Campinas às 5h45 com destino a Socorro, onde os viajantes participarão das festividades em homenagem à padroeira. O grupo participa ainda de uma missa às 9h e às 13h segue para Serra Negra. A volta está prevista para às 17h.

A expectativa da coordenação é que cerca de 110 pessoas, entre participantes dos grupos da Melhor Idade, familiares, usuários do CS e moradores da região, acompanhados por uma agente de saúde, participem do passeio, o quarto promovido pelo CS. A primeira viagem levou 150 pessoas à Paulinia, o destino dos outros dois passeios foi Itú, reunindo 120 e 60 pessoas respectivamente.

O CS Santa Odila é referência para 20 mil habitantes de 14 bairros da região Sul da cidade. A maioria dos usuários é composta por adultos e idosos, 45% deles têm mais de 40 anos e 20% estão na faixa etária acima de 60. Para cobrir essa área a unidade conta com duas equipes do Paidéia Saúde da Família, as equipes sol e lua. Por dia, na unidade, são acolhidas e atendidas 400 pessoas.

Em dia com a saúde. Luiza Inês Gil Ferraz, usuária do CS Santa Odila, vai completar 70 anos no próximo dia 18 e está em dia com a saúde. Ela participa das atividades do Caminhada Bem Estar desde a formação do grupo, há quase três anos.

"Decidi me juntar ao grupo porque não fazia exercícios e meu médico do Paidéia disse que minha saúde iria melhorar com atividades físicas – Dona Luiza faz, atualmente, caminhadas e alongamento às segundas-feiras, quartas-feiras e domingo e freqüenta ginástica chinesa de terças-feiras e quintas-feiras - agora vou a todos os encontros e estou sempre disposta".

Luiza Inês conta que já foi a duas viagens com o CS e que também vai ao passeio deste domingo. "Me sinto muito bem nas viagens e as excursões são um momento aguardado com ansiedade pelo grupo", afirma Dona Luiza, que terá, pela primeira vez, companhia especial - o marido Oswaldo Ferraz.

Além dos grupos de caminhadas, alongamento, ginástica chinesa e artesanatos, o CS Santa Odila tem grupos de orientação em saúde mental, de gestantes, dependência química entre outros. O horário de funcionamento é das 7h às 19h, de segunda feira a sexta-feira, na rua Beato Marcelino Champagnat, 187, no Santa Odila. Os telefones são 3234 0905 ou 3276 9716. O CS conta com Conselho Local de Saúde atuante que reúne-se sempre na terceira quinta-feira do mês, às 16h, na própria unidade.

Volta ao índice de notícias