Vigifex aponta que exantema súbito e Escarlatina são as febres mais comuns

16/08/2004

Relatório completo será divulgado nesta terça-feira 
no II Simpósio de
Doença Exantemática

Denize Assis

A Vigilância em Saúde de Campinas informou nesta segunda-feira, 16 de agosto, que o exantema súbito é a doença febril exantemática mais freqüente na cidade. Dos 1.246 casos febris exantemáticos registrados no município entre maio de 2003 e maio de 2004, 293 (23,5%) tratam-se de exantema súbito. As doenças febris exantemáticas são aquelas que apresentam como sintomas febre e manchas vermelhas na pele (exantemas) como sarampo, rubéola, dengue, febre maculosa entre outras.

O balanço mostra ainda que o maior número de notificações suspeitas são de escarlatina e exantema súbito. Do total de 1.246 notificações, 330 (26,4%) são exantema súbito e 321 (25,7%) escarlatina. Os registros das duas doenças juntas representam metade das notificações do período. A maior parte dos casos foi registrada em menores de 10 anos.

Exantema súbito, ou roséola, é uma doença viral que atinge crianças menores de quatro anos, principalmente entre 6 meses e 2 anos de idade. Não existe vacina contra a doença.

A escarlatina é causada por uma bactéria e acomete principalmente crianças entre 2 e 10 anos de idade. Para reduzir o risco de complicações, é necessário tratamento específico com antibiótico durante 10 dias. Não há vacina contra a escarlatina.

A rubéola consta em terceiro lugar entre as doenças mais notificada com 202 (16,2%) registros e, até o momento, 24 casos confirmados. A rubéola é uma doença causada por vírus e que é importante para a saúde pública porque pode ser transmitida de mãe para filho durante a gestação e, assim, causar a Síndrome da Rubéola Congênita responsável por mal formações e óbitos.

Referência. As informações divulgadas pela Vigilância em Saúde estão no relatório do Vigifex, projeto que será utilizado como referência para o Plano Mundial de Erradicação do Sarampo e deve estabelecer um sistema de detecção eficaz para o controle das doenças febris exantemáticas no planeta.

O estudo, pioneiro no mundo, foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Campinas sob coordenação da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) em colaboração com o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

Além do exantema súbito, escarlatina e rubéola, sete outras doenças foram investigadas durante o projeto. O relatório completo do Vigifex será divulgado nesta terça-feira, dia 17 de agosto, durante o II Simpósio de Doença Exantemática, que acontece das 8h30 às 12h, no Hotel Nacional Inn, na Avenida Benedito Campos, nº 35, Jd. do Trevo.

A supervisora municipal do projeto, a enfermeira Eliana Nogueira Castro de Barros, destaca que as notificações foram feitas pelo setor público e privado. "A participação de todos os equipamentos de saúde da cidade foi fundamental para uma investigação mais fiel e proveitosa". Ela afirma ainda que os pontos mais relevantes do projeto vão subsidiar discussões para reorganizar a vigilância em saúde de todo o Brasil.

Volta ao índice de notícias