Paidéia completa três anos, amplia a assistência e qualifica o atendimento a 150 mil famílias de Campinas

17/08/2004

Denize Assis e Talita El Kadri

A Secretaria de Saúde de Campinas comemora nesta quarta-feira, 18 de agosto, com uma grande festa os três anos de implantação do Programa Paidéia Saúde da Família. A celebração ocorre na Estação Cultura, a partir das 13h30, e reúne a prefeita Izalene Tiene, a secretária municipal de saúde, a médica sanitarista Maria do Carmo Cabral Carpintéro, o secretário nacional de saúde, o médico sanitarista Gastão Wagner de Sousa Campos, além de servidores municipais da saúde e representantes dos usuários. Parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas como hospitais e serviços conveniados também estão convidados para a festa.

No período da manhã, também na Estação Cultura, acontece o Seminário de Consolidação de Diretrizes do Paidéia – O Agente Comunitário na equipe de referência. Neste momento, estarão presentes a secretária municipal de saúde e a enfermeira sanitarista Jeanete Múfalo Silva Bueno, da Coordenadoria de Recursos Humanos do Ministério da Saúde.

Acesso ampliado. O Paidéia ampliou o acesso e qualificou a assistência à saúde a 150 mil famílias de Campinas. Desde sua implantação, em agosto de 2001, já foram instituídas 137 equipes de saúde da família nos 47 Centros de Saúde e 13 Módulos Paidéia instalados nas cinco regiões do município.

Segundo o médico sanitarista Roberto Mardem Farias, diretor municipal de saúde, a equipe do Paidéia, diferentemente da equipe tradicional do Ministério da Saúde, além do médico de família ou médico generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentista e auxiliar de consultório dentário, possui ginecologista e pediatra. O modelo, de acordo com Mardem, é inspirado em duas experiências estrangeiras – uma da Inglaterra, a do médico de família, e a outra de Cuba, a dos agentes comunitários.

Programa leva a saúde ao cidadão e fortalece o vínculo

No Paidéia, os agentes comunitários, sempre moradores do bairro, visitam os cidadãos das suas comunidades, identificam doenças e encaminham os casos para as equipes que ficam nos Centros de Saúde ou nos Módulos de Saúde da Família. O cidadão que precisa, como o paciente acamado, recebe assistência à saúde em casa. Em 2003, foram feitas 5,2 mil consultas domiciliares de médicos e enfermeiros. O número representa um aumento de 83,5% em comparação com o ano de 2000, quando foram realizadas 860.

Cada família é atendida pela mesma equipe sempre. "Com isso, cria-se um vínculo ao longo do tempo. O tratamento é beneficiado porque o acompanhamento fica garantido", diz Erika Cristina Noronha, da equipe Azul do Centro de Saúde São Domingos, na Região Sul da cidade.

Segundo ela, no primeiro contato, o agente comunitário chega, se apresenta, informa sobre o Paidéia, explica o objetivo da visita e recolhe dados para o cadastro daquela família. "Também verificamos as condições de vida, se os integrantes da família têm alguma doença e, se necessário, encaminhamos para a unidade de saúde. Nosso primeiro contato já desencadeia um vínculo. Antes do Paidéia, o cidadão ia até o Centro de Saúde quando a doença já estava instalada. Hoje, levamos a saúde ao cidadão", afirma Erika.

A equipe do Paidéia presta atendimento aos agravos de saúde e ainda atua no combate e prevenção de doenças como dengue, leptospirose, tuberculose, hanseníase, hipertensão e diabetes e para reduzir a mortalidade infantil que de 2000 para 2003 caiu de 14,2 para 12,2 casos para cada grupo de 1 mil nascidos vivos.

O servente de pedreiro Alexandre dos Santos Souza, de 22 anos, recebe há quase um ano atendimento domiciliar da equipe do Paidéia. "Já cheguei até a abandonar o tratamento. Mas hoje, com a ajuda da equipe, sou estimulado a continuar. Sou muito agradecido, sei que posso sarar e quero ir até o fim do tratamento", diz.

Modelo leva em conta as condições de vida

O Paidéia usa um conceito ampliado de saúde, que leva em conta não apenas a saúde específica, mas as condições em que a família vive, o ambiente em que o paciente mora, o acesso a saneamento básico, alimentação e até ao lazer, a educação e a cultura entre outros. Há um núcleo de saúde coletiva que realiza ações de prevenção de doenças no território.

"Este jeito novo de trabalhar trouxe muitos benefícios. O profissional de saúde vê o paciente num contexto, no ambiente em que ele mora e isto faz uma diferença muito grande no tratamento", diz o médico Haroldo Pereira Barcelos que integra uma das equipes do Paidéia do Centro de Saúde Santa Lúcia, na Região Sudoeste da cidade.

Barcelos tem 49 anos é ginecologista-obstetra e atua na Secretaria de Saúde de Campinas há 12 anos. Há três ele passou a trabalhar como médico de família do Paidéia. Ele conta que quando conheceu o projeto, se encantou. "Entrei de corpo e alma. Era um ideal que eu tinha. Foi um estímulo para mim enquanto profissional, que passei a assumir meus pacientes não só na consulta, mas a envolvê-los em palestras, atividades de grupo, passeios e outros. Para o paciente também é muito bom porque ele se sente mais acolhido", afirma.

Barcelos considera que o Paidéia modificou a saúde em Campinas.

Recursos. Um terço da verba para manter o Paidéia vem do Governo Federal por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os outros dois terços são custeados pelo município. O orçamento para 2004 é de R$ 293 milhões, R$ 105 milhões a mais que os R$ 188 milhões gastos no ano de 2000.

Programação da festa:

Manhã: Seminário de Consolidação de Diretrizes do Paidéia / Saúde da Família – O Agente Comunitário na equipe de referência

9h – Mesa de Abertura

Maria do Carmo Cabral Carpintéro

Jeanete Múfalo Silva Bueno

9h30 – Apresentação de cada Distrito

O trabalho do Agente Comunitário

10h30 – Debate

11h30 – Síntese

tarde: Evento Comemorativo

13h30– Recepção Cultural

14h – Visita à Exposição dos Trabalhos das Equipes de Referência