Saúde capacita equipes para atuar em vigilância sanitária

18/08/2004

Talita El Kadri

A Vigilância em Saúde (Visa) de Campinas promove nesta quinta-feira, 19 de agosto, a partir das 8h30 no Senai da avenida da Saudade, o terceiro encontro da segunda etapa do curso de Capacitação Básica em Vigilância Sanitária. Desta vez, os profissionais vão receber informações teóricas sobre procedimentos administrativos como emissão de laudo de conformidade técnica. As aulas práticas referentes a esse encontro acontecem no dia 26 deste mês.

O objetivo do curso é atualizar os profissionais e padronizar procedimentos de vigilância. "Quando todos os serviços utilizam uma maneira uniforme nas atividades de rotina o trabalho da vigilância é agilizado. Torna-se fácil identificar os problemas e encontrar soluções", diz o médico sanitarista Vicente Pisani Neto.

A primeira etapa do curso, no segundo semestre de 2003, enfocou temas como alimentos, legislação direcionada aos direitos sanitários, processo de licença de funcionamento de serviços de interesse à saúde, funcionamento de estabelecimentos de alta complexidade, laboratórios, saúde do trabalhador, ações relativas a saneantes (produtos de limpeza), zoonozes, entre outrros.

Nesse ano, durante a segunda etapa, já foram promovidos cursos para farmácias e drogarias e meio ambiente. Nos próximos encontros, em setembro, a Visa vai abordar temas relativos a alimentos e estabelecimentos veterinários.

Volta ao índice de notícias