Capacitação prepara equipes para dar aulas de lian gong na região Noroeste

19/08/2004

Talita El Kadri

Profissionais do Distrito de Saúde Noroeste recebem a partir de hoje, dia 19 de agosto, na Associação dos Moradores do Jardim Garcia, capacitação em ginástica chinesa – lian gong. Serão 10 encontros às quintas-feiras, das 9h às 12h. O objetivo é capacitar 20 profissionais para ampliar e formar novos grupos da atividade nas unidades de saúde daquela região da cidade.

A ginástica chinesa - lian gong é uma das terapias complementares oferecidas para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas por meio do Corpo em Movimento, projeto que tem como objetivo ampliar as ofertas para a atenção às dores crônicas e às patologias da coluna vertebral. O Corpo em Movimento inclui ainda ginástica postural, técnicas naturais de auto-cuidado e a Escola de Coluna.

Segundo a coordenadora do Distrito de Saúde Noroeste, Maria Filomena de Gouveia Vilela, dos oito Centros de Saúde e quatro Módulos de Saúde do distrito, apenas cinco não contam com grupos de lian gong. "Priorizamos o treinamento de profissionais dessas unidades para que todos os serviços possam oferecer as opções das atividades alternativas para seus usuários. A meta da Secretaria de Saúde é oferecer esta opção para todos que desejarem", diz.

A apoiadora do Distrito Noroeste, Carolina Chaccur, destaca a importância do projeto Corpo em Movimento para a boa saúde da comunidade. "O grupo gera integração entre usuários e profissionais das unidades de saúde e também proporciona aos participantes cuidar da saúde de forma completa, além dos tratamentos medicamentosos". Atualmente, mais de 2 mil pessoas recebem aulas de lian gong nos Centros de Saúde, Módulos Paidéia de Saúde da Família e demais serviços da Secretaria de Saúde de Campinas.

De acordo com o médico sanitarista Alexandre César Conti, coordenador do Grupo de Estudos e Trabalhos em Racionalidades Integrativas em Saúde (Getris), desde 2001 a Secretaria de Saúde de Campinas tem expandido as práticas naturais – não biomédicas - na rede pública municipal de saúde.

Segundo César Conti, atualmente, além das aulas de ginástica chinesa lian gong oferecidas em praticamente todas as unidades de saúde, mais de dez Centros de Saúde oferecem, nos seus próprios espaços, sessões gratuitas de acupuntura à população. E mesmo nos Centros de Saúde que ainda não disponibilizam estas terapêuticas complementares, o usuário pode se informar sobre o Centro de Saúde mais próxima que ofereça o serviço.

A Secretaria de Saúde disponibiliza ainda fitoterapia e está trabalhando para a formação de profissionais que vão atuar em outras terapêuticas da medicina tradicional chinesa como massagem, meditação e orientação alimentar.

Volta ao índice de notícias