Mais de 21 mil recebem dose da anti-rábica na Noroeste

19/08/2004

Talita El Kadri

A vigilância em Saúde (Visa) Noroeste aplicou 21,8 mil doses da vacina anti-rábica na segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Raiva Animal promovida no último fim de semana, dias 14 e 15 de agosto, naquela área da cidade. Apesar de ter alcançado a meta de vacinar mais de 21,7 mil animais contra a doença, a Visa ressalta que o aumento no número animais de vacinados, comparado a 2003, foi muito pequeno.

O técnico em agropecuária do Distrito Noroeste, Rodrigo Araújo Pires, informa que o menor avanço ocorreu na vacinação de gatos. No ano passado, 1.694 gatos receberam a dose, enquanto neste ano foram 1.695, aumento praticamente insignificante. "Os felinos saem mais de casa do que os cães e têm instinto de caça aguçado, por isso existe maior risco de contraírem a doença e, assim, passarem a ser potenciais transmissores da doença para o homem", afirma.

As autoridades em saúde alertam para a importância da vacinação de animais contra raiva todos os anos. De acordo com Rodrigo, pessoas podem ser infectadas por mordedura, lambedura e arranhadura de animais infectados e a vacinação anti-rábica canina e felina é a única forma de proteger homens e animais contra a doença.

A Visa Noroeste destaca que a raiva apresenta 100% de letalidade em todas as pessoas expostas ao vírus, que não receberem tratamento e apresentarem os sintomas.

A Campanha de Vacinação contra Raiva animal já ocorreu também na região Norte de Campinas e prossegue semana que vem, dias 28 e 29 de agosto, na Região Sul. A vacinação acontece ainda nas outras regiões da cidade (Leste e Sudoeste) em sábados e domingos nos primeiros finais de semana de setembro. A meta é, até o final da campanha, vacinar 13 mil gatos e 130 mil cães em toda a cidade.

Volta ao índice de notícias