Vigilância em Saúde notifica surto provável de diarréia por rotavírus

20/08/2004

Talita El Kadri

A Secretaria de Saúde de Campinas informou nesta sexta-feira, dia 20 de agosto, que a Vigilância em Saúde (Visa) notificou, nos últimos 12 dias, 68 casos de pessoas com diarréias similares às causadas por rotavírus. O surto atingiu a região dos bairros Jardim São José e São Domingos e a notificação foi feita pelo Pronto Atendimento São José. O Pronto-Socorro Infantil do Hospital Municipal Mário Gatti também tem notificado, desde quinta-feira, dia 12 de agosto, de 30 a 40 casos por dia de pessoas com o sintomas da doença.

A Visa informa que a confirmação do surto por rotavírus é feita por amostragem. De acordo com o médico sanitarista Vicente Pisani Neto, coordenador da Visa Municipal, é realizado exame em laboratório em amostras de fezes de um em cada dez pacientes que apresentam os sintomas. "Quando constatada a presença do vírus é notificado o surto. O inverno é a época do ano em que a doença aparece com mais freqüência", diz.

Na maioria dos casos, o critério de diagnóstico é feito com base nos sintomas e pelo histórico das pessoas, chamado tecnicamente de critério clínico epidemiológico. Por isso a Saúde trabalha com o termo ‘surto provável de diarréia por rotavírus’.

Os principais sintomas da doença são vômito, diarréia e febre. Vicente afirma que a doença pode evoluir para desidratação em decorrência dos vômitos e diarréia.

Segundo ele, a transmissão do rotavírus ocorre por via fecal-oral, de pessoa para pessoa ou por alimentos, água ou objetos contaminados. "A melhor forma de prevenção é o reforço dos cuidados com a higiene, como limpeza dos ambientes domésticos, lavagem de frutas e legumes e lavagem das mãos, principalmente antes das refeições, após ir ao banheiro e ao manipular de alimentos", afirma.

Contra o rotavírus existem apenas medidas preventivas, de acordo com a Visa, o tratamento é sintomático - o paciente deve cuidar de cada sintoma e ter uma alimentação saudável.

Em 2003, a Secretaria de Saúde notificou mais de 1 mil casos de pessoas com diarréias similares às causadas por rotavírus. O surto atingiu bairros de todas as regiões do município, mas a maioria das ocorrências aconteceu na região sul, 346, e Noroeste, 339. Um idoso morreu em conseqüência da doença.