Visa Sul remove caminhão de entulhos e 600 quilos de lixo em operação de combate ao mosquito da dengue

24/08/2004

Talita El Kadri

A Vigilância em Saúde (Visa) Sul retirou, na última sexta-feira, dia 20 de agosto, 600 quilos de lixo na região do Campo Belo I, área de referência do Centro de Saúde (CS) São Domingos, e um caminhão cheio de entulho da área de abrangência do CS Faria Lima em uma operação cata-bagulho de combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite o vírus da dengue. Os dois CSs ficam na Região Sul de Campinas.

A ação tem a finalidade de eliminar criadouros – recipiente ou local que possa acumular água e que, portanto, propicia a proliferação mosquito - com o objetivo de diminuir o risco de transmissão da doença.

"A medida faz parte de uma série de ações que a Visa Sul adotou para diminuir o índice breteau - que aponta a porcentagem do número de criadouros com larvas do mosquito por residência – que ainda é alto na região", diz a bióloga do Distrito de Saúde Sul, Heloisa Girardi Malavasi. Segundo ela, a última pesquisa, em julho, apontou 2,9 de breteau e a meta é chegar em um índice menor que um.

Durante os trabalhos as equipes de saúde ainda orientam os moradores para tomar alguns cuidados que podem diminuir o número de criadouros do mosquito, como limpar calhas e piscinas, guardar garrafas de cabeça para baixo, limpar e vedar a caixa d’água, cobrir pneus, ajustar o prato ao vaso de planta e dispor corretamente o lixo jogando-o em lugares apropriados entre outras providências.

Campo Belo II. No Campo Belo II, que ainda não conta com saneamento básico, a Visa Sul vai promover, nesta quinta-feira, dia 26, um arrastão para colocação de BTI (controle biológico por meio de bactérias que se alimentam da larva do Aedes aegypt) em caixas e tambores de armazenagem de água utilizados pela população.

"Esses recipientes quando destampados ou em mau estado tornam-se potenciais criadouros do mosquito da dengue. Também orientamos a comunidade em relação aos cuidados com objetos recicláveis que os moradores do bairro acumulam nas residências para vender posteriormente", afirma Heloisa.

Região Norte. Barracas com exemplares do mosquito da dengue, larvas, cartazes, folders, entre outros, foram utilizadas por agentes de saúde do Distrito Norte para orientar a população sobre a dengue em quatro pontos das áreas próximas aos Centros de Saúde Anchieta e Boa Vista, no último sábado, dia 21, durante a campanha de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo.

"A Visa Norte contou com a mobilização da população, que compareceu em grande número para a campanha de vacinação e informou a maneira correta de prevenir o aparecimento do mosquito transmissor da dengue. Mostramos, por exemplo, a forma correta e a maneira incorreta de utilizar os pratos de vasos para plantas", afirma o supervisor de controle ambiental da Visa Norte, Roberto Ribeiro de Souza.

De acordo com Roberto, o trabalho é uma das ações promovidas pela Secretaria de Saúde adotou para prevenir a proliferação do mosquito da dengue no verão – quando o número de casos aumenta. "Nessa época as chuvas aumentam e potes, pneus e vasos de plantas acumulam ainda mais água, elevando o número de criadouros. Conseqüentemente mosquitos se proliferam com mais rapidez assim como o número de casos cresce", afirma Roberto Ribeiro de Souza, supervisor de controle ambiental da Visa Norte.

Ação contínua. Nesta quarta-feira, dia 25 de agosto, a Visa Norte promove ações de combate à dengue e outras doenças como leptospirose e febre maculosa em casas do bairro San Martin, região Norte de Campinas.

A orientação continua, todas as sextas-feiras a partir de 27 de agosto, na área de abrangência dos CSs Santa Mônica e São Marcos. Segue pelos bairros Vila Esperança, Campineiro, Bairro Preto e outros.

A Secretaria de Saúde ainda promove ações anti-dengue na quinta-feira, dia 26, na região Sudoeste, e na sexta-feira, dia 27, na Região Sul da cidade.

Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça e no corpo e fraqueza.. Também podem surgir manchas pelo corpo. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve procurar o Centro de Saúde. Em 2004, Campinas registrou 22 casos de dengue.

Volta ao índice de notícias