Vacinação anti-rábica para gatos e cães ocorre na região sul neste final de semana

26/08/2004

Talita El Kadri

Equipes do Distrito de Saúde Sul pretendem vacinar 33 mil cães e 3,7 mil gatos na terceira etapa da Campanha de Vacinação contra Raiva Animal, neste final de semana, dias 28 e 29 de agosto. Todos os gatos e cães com mais de dois meses devem receber a vacina, que é de graça. A vacinação ocorre das 8h às 17h.

Segundo a bióloga do Distrito de Saúde Sul, Maria Geralda Rodrigues de Almeida, Campinas é classificada como área onde a raiva está controlada. "Mas para continuarmos com a doença sob controle, os donos de animais devem levá-los para aplicar as doses todos os anos. A vacina anti-rábica não tem contra-indicações", diz.

De acordo com a bióloga, animais domésticos podem ter contato com outros mamíferos doentes e contraírem a raiva. "Gatos têm um instinto de caça aguçado e por isso existe maior risco de infectarem-se – ela informa que, em outras cidades, a maioria dos casos notificados de raiva em pessoas tiveram como intermediário o gato - por isso reforço a importância da vacinação em felinos", afirma.

A raiva é causada por um vírus, pode acometer também o homem e não tem cura. O animal doente elimina o vírus pela saliva e transmite a doença quando morde, arranha ou lambe outro animal. O médico veterinário do CCZ, Ricardo Conde Alves Rodrigues informa que, neste ano, em Campinas, foram registrados 5 casos de raiva em morcegos e que a cidade não registra casos de raiva em gatos desde 1999, em cães desde 1982 e em humanos desde 1981.

A vacinação anti-rábica canina e felina é a única forma de proteger homens e animais contra a doença. A meta é, até o final da campanha, vacinar 13 mil gatos e 130 mil cães em toda a cidade. As regiões Norte e Noroeste da cidade já promoveram a vacinação, que prossegue na região Leste nos dias 11 e 12 de setembro e Sudoeste nos dias 18 e 19.

Confira os locais onde acontece a campanha:

No sábado, dia 28, os postos de vacinação, fixos e volantes, estarão nos bairros: Vila Orosimbo Maia, Jardim Carlos Lourenço, Jardim Nova York, Jardim Itatiaia, Chácara Aveiros, Jardim Esmeraldina, Jardim São Pedro, Jardim Tamoio, Parque da Fiqueira, Parque Nova Europa, São Vicente, São Gabriel, Von Zubem, Formosa, Centenário, Fazenda Tapera, Vila Joaquim Inácio, Vila Marieta, Vila Carminha, Jardim Pita, Vila Ypê, Jardim Oliveiras, Parque Jambeiro, Jardim Amazonas, Jardim Ouro Branco, Jardim Proença, Jardim São Fernando e na área rural.

No domingo, dia 29, os postos de vacinação, fixos e volantes, estarão nos bairros: Jardim São Domingos, Campo Bello I e II, Jardim Palmeiras, Jardim Fernanda, Jardim Campo Belo II, Parque Carvalho de Moura, Gleba B, Jardim Nossa Senhora de Lourdes, Jardim do Lago II, Parque Centenário, Saltinho, Três Vendas Pedra Branca, Estrada do Bacuri, São Bernardo, Parque Industrial, Ponte Preta, Vila Industrial, Jardim Leonor, Parque Itália, Vila Rica, Jardim do Lago, Vila Mimosa, Cidade Jardim, Jardim São José, Jardim Monte Cristo, Parque Oziel, Jardim Nova América, Jardim Nova Mercedes, Jardim Bandeiras II, Santa Rita de Cássia, área rural e reforma agrária.

Volta ao índice de notícias