Centro de Saúde Paranapanema intensifica coleta de papanicolau

30/08/2004

Talita El Kadri

O Centro de Saúde (CS) Paranapanema, Região Sul, intensifica de hoje, dia 30 de agosto, a sexta-feira, dia 3 de setembro, das 9h às 17h, coleta de exames papanicolau para prevenção de câncer ginecológico. O objetivo é ampliar o número de mulheres que realizam o exame e atingir principalmente a faixa etária de maior risco para a doença - de 35 a 49 anos - e aquelas que não fizeram o exame anteriormente.

De acordo com a coordenadora do CS, a enfermeira Regina Conceição Souza Guimarães, a detecção precoce da doença proporciona tratamento rápido e, conseqüentemente, diminuição de quadros graves. Ela informa que, nesta semana, um médico, um enfermeiro e um auxiliar de enfermagem trabalham na realização do exame e aproveitam a oportunidade para atuar na prevenção do câncer de mama.

Em 2003, a coleta de papanicolau no CS foi avaliada como baixa pela coordenação da unidade. Da população feminina acima de 14 anos na área de abrangência do CS foram examinadas 10,52% e apenas 7,6% das mulheres acima de 60 anos.

Para comunicar população sobre a semana de exames o CS colocou cartazes informativos em toda região, distribuiu panfletos durante as campanhas de vacinação dos últimos finais de semana – dias 14 e 15 contra poliomielite e sarampo e dias 21 e 22 contra raiva animal -, avisou os moradores durante as visitas dos agentes de saúde aos domicílios, além de divulgar a ação aos usuários que foram ao CS.

Segundo o médico do CS, Francisco Rodrigues de Paula Junior, a secreção é examinada e avaliada em laboratório e, a partir dela, é possível diagnosticar o câncer de colo de útero e outras doenças. "Quando detectada alguma anormalidade, a paciente é encaminhada para o tratamento adequado. Nesses casos, o exame deve ser feito novamente em seis meses para acompanhamento e garantia de cura da enfermidade".

O médico alerta que o exame papanicolau deve ser feito pelo menos uma vez ao ano. Nesta semana, os exames podem ser agendados no CS e, havendo disponibilidade de horários, são feitos na hora. O CS Paranapanema fica na rua Boaventura de Lemos, 590. O telefone é 3252-7189 ou 3253-6993.

Volta ao índice de notícias