Secretário apresenta balanço das ações da Secretaria Municipal de Saúde

01/08/2006

O Secretário Municipal de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, junto com o diretor municipal de saúde, Pedro Humberto Scavariello, o Secretário de Comunicação Francisco de Lagos e vereadores da base aliada do Governo, reuniu na tarde desta terça-feira, 1° de agosto, na Sala Azul do 4 ° andar do Paço, gestores municipais, diretores técnicos da Secretaria, representantes do Conselho Municipal de Saúde e imprensa para apresentar um balanço das principais ações realizadas pela Prefeitura para melhoria da saúde no município.

Na apresentação, Saraiva enfocou quatro pontos principais: orçamento, infra-estrutura, recursos humanos e assistência farmacêutica e material de enfermagem.

Orçamento. Segundo Saraiva, em primeiro lugar, para garantir maior acesso, foram ampliados os recursos destinados às políticas e à assistência prestada pelo SUS. Ele informou que, no ano passado, foram gastos R$ 342 milhões e, este ano, a previsão de gasto é de aproximadamente R$ 400 milhões e com a preocupação de que a verba seja melhor aproveitada. O aumento dos investimentos vai desde ações de atenção básica até o atendimento de urgência e emergência, disse.

Infra-estrutura. No setor de infra-estrutura, nos últimos 18 meses, 13 serviços, entre centros de saúde, prontos-socorros e unidades de referência, tiveram reformas e adequações físicas iniciadas. Também serão desencadeadas obras em outros 19. No total, o investimento nesta área, entre recursos próprios e do Governo Federal, ultrapassa R$ 58 milhões.

Os investimentos atingem não somente a rede básica, composta pelos centros de saúde, mas principalmente o sistema de urgência e a atenção médico-hospitalar, já que estão incluídos neste processo a ampliação do Complexo Ouro Verde, transformando-o em hospital geral, o segundo hospital municipal de Campinas, e a construção do Pronto-Socorro do Campo Grande, informou Saraiva.

De acordo com o secretário, a recuperação da infra-estrutura da rede está sendo feita levando em conta também a desigualdade regional, já que o atual governo passou a investir principalmente nas regiões Sudoeste e Noroeste com o objetivo de garantir a eqüidade no município.

Recursos Humanos. Na área de recursos humanos, foram contratados 39 médicos para as unidades básicas de saúde e está em andamento a contratação de 56 para a urgência e emergência que inclui Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Prontos-Socorros Anchieta, São José e Ouro Verde e Hospital Municipal Mário Gatti. Também está sendo criada a recepção ativa para humanização do acolhimento.

Assistência Farmacêutica. Para enfrentar a questão do pouco acesso aos medicamentos, a Secretaria ampliou os recursos para a compra de fármacos, adequou fluxos para evitar desabastecimento e minimizar perdas e desperdícios. Em parceria com instituições prestadoras do SUS estão sendo contratados técnicos de farmácia para as unidades básicas de saúde. Em outra frente, está sendo viabilizada a informatização das farmácias das unidades, além da readequação física das mesmas.

Alguns investimentos são a médio prazo, mas já temos resultados. Atualmente, dos 240 itens padronizados, apenas seis estão em falta, sendo que nesta lista não constam medicamentos essenciais como os utilizados para tratar diabetes, doenças cardiovasculares e infecciosas, informou o secretário.

Saraiva ainda anunciou a criação de centros de referência para a saúde da mulher, atenção aos idosos, especialidades médicas e de saúde bucal. São ações prioritárias demandadas pelo prefeito e que já estão em fase de planejamento, disse.

O secretário afirmou que, nesse processo de consolidação do SUS, a participação e a cobrança da sociedade são fundamentais e ressaltou a importância deste processo por meio do Conselho Municipal de Saúde. É preciso avançar, assim como temos serviços de excelência, ainda persistem problemas como dificuldade de acesso aos serviços, filas e muitas vezes desrespeito ao cidadão. Mas não se pode negar que este governo está disposto a dar um novo rumo à saúde da população de Campinas.