Semana de Aleitamento vai até dia 7 de agosto

01/08/2006

A Prefeitura de Campinas, por meio das unidades básicas da Secretaria Municipal de Saúde, deflagrou na última segunda-feira, 31 de julho, uma série de ações para comemorar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece de 1º a 7 de agosto. Este ano, todas as atividades vão enfocar o tema "Amamentação. Garantir este direito é responsabilidade de todos", escolhido pelo Ministério da Saúde para marcar a ocasião.

"O objetivo é estimular discussões sobre a importância da defesa da amamentação do marketing abusivo de alimentos que prejudicam o aleitamento materno", informa a médica pediatra Maria Fernanda Haddad, coordenadora municipal da Saúde da Criança.

De acordo com a coordenadora, para o bebê, entre as vantagens do aleitamento materno está o fato de o leite fornecido pela mãe apresentar uma composição de nutrientes específica, que acompanha as necessidades da criança durante seu crescimento. "O leite materno contém agentes imunológicos doados pela mãe que protegem a criança de doenças infecciosas e diarréias. Além disso, ajuda no fortalecimento da musculatura da face e da boca, prevenindo futuros problemas na fala e na oclusão dos dentes", afirma Maria Fernanda.

A coordenadora da Saúde da Criança ressalta que o aleitamento materno é fundamental para combater a fome com a vantagem de ser o melhor alimento que um bebê pode receber. "Existe um custo adicional para as mães que não amamentam seus filhos, pois elas terão que comprar leite de fórmula, mamadeira ou copo especial para oferecer o leite; além do maior tempo despendido no preparo, somado aos riscos de contaminação com microorganismos se a mamadeira não for higienizada adequadamente", diz Maria Fernanda.

Estudos mostram também que mulheres que amamentaram seus filhos têm chances menores de desenvolver câncer de mama com relação àquelas que não o fizeram. Pesquisas mostram ainda que a mulher que amamenta consegue recuperar o seu peso normal mais rapidamente pois, para produzir leite, ela gasta muita energia.

Responsabilidade de todos

Além da mãe, há outros personagens igualmente importantes na tarefa de alimentar o maior número possível de bebês com o leite materno.
Maria Fernanda destaca, entre eles, o papel dos profissionais que trabalham nos 46 Centros de Saúde de Campinas que acompanham as gestantes no pré-natal, tiram suas dúvidas e estimulam o aleitamento.

Este trabalho é continuado após o parto, quando as mães voltam à unidade para consultas e vacinação da criança, entre outros.
"Os agentes de saúde também têm papel extremamente importante porque é um dos primeiros profissionais a ter contato com a mulher, na casa dela, percebendo suas dificuldades e com oportunidade de identificar e encaminhar aos Centros de Saúde os casos das mães que, sem a orientação, optariam pelo desmame", afirma a coordenadora.

Durante os eventos desta Semana Mundial de Aleitamento Materno, será dado destaque ao fato de o ato ser uma responsabilidade também da família e da sociedade como um todo.

"Todos precisam estimular como cidadãos, indiferentemente da sua área de atuação, seja dividindo as tarefas domésticas, seja permitindo períodos para que a mães tenham possibilidade de amamentar ou ainda, incentivando, orientando, apoiando e esclarecendo dúvidas da mulher nessa fase. Afinal, amamentar é importante para o futuro da saúde do Brasil", diz Maria Fernanda.

Semana Mundial

A Semana Mundial de Aleitamento Materno no Brasil é coordenada pelo Ministério da Saúde desde 1999 e, neste ano, tem a parceria da Sociedade Brasileira de Pediatria. Em Campinas, a coordenação é do Comitê Municipal de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno e tem apoio do Centro de Lactação - Banco de Leite Humano de Campinas.

Segundo Fernanda, em 2006, o Brasil completa 25 anos de Política Nacional de Aleitamento Materno. Em Campinas, neste período, foram implementadas várias ações entre as quais a criação do Centro de Lactação - Banco de Leite Humano e do Comitê Municipal de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno. Também foram promovidas capacitações de profissionais de toda a rede pública municipal de saúde para ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, na sigla em inglês) e tem sido comemorada desde 1992, em cerca de 120 países. A Waba também define anualmente o tema central da ação, que passa a ser discutido nos diversos países, unificando as comemorações em todo o mundo.

Denize Assis e Cláudia Xavier