Campinas promove nesta quinta evento oficial de abertura da Semana de Aleitamento Materno

02/08/2006

A coordenadora municipal de Saúde da Criança de Campinas, Maria Fernanda Haddad, representando a Secretaria Municipal de Saúde, participa nesta quinta-feira, 3 de agosto, da abertura oficial da Semana Mundial de Aleitamento Materno em Campinas que este ano tem como tema Amamentação. Garantir este direito é responsabilidade de todos.

O evento, que será promovido pela Rede Social de Promoção do Aleitamento Materno de Campinas e Região, acontece a partir das 8h30, no auditório Monsenhor Emílio José Salim, no Campus II da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas).

Para marcar a ocasião, foi programada a palestra O código salva vidas: Faça sua parte, que será proferida pela presidente da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar, Rosana de Divitiis.

A expectativa da comissão organizadora é reunir no evento mais de 300 pessoas entre profissionais e estudantes das áreas de saúde e educação, gestores estaduais e municipais, representantes de entidades da sociedade civil, Comitê Municipal de Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno de Campinas e Região, universidades, Serviço Nacional do Comércio (Senac) e Organizações Não Governamentais (ONGs).

Embora a abertura oficial da Semana só aconteça amanhã, Campinas já está desenvolvendo atividades desde a última segunda-feira, 31. As ações incluem cursos, palestras, exposições de fotos, apresentação de vídeos, oficinas, encontros de gestantes, sorteios e brindes para mães que alimentam seus filhos com leite materno e outras atividades educativas sobre os benefícios da amamentação.

Todos os Centros de Saúde fixaram faixas com os dizeres: Aleitamento Materno. Esta unidade apóia esta idéia. Também estão funcionando como posto de coleta de frascos para o Centro de Lactação. As unidades encerram as comemorações da Semana no dia 7.

Semana Mundial

A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, na sigla em inglês) e tem sido comemorada desde 1992, em cerca de 120 países. A Waba também define anualmente o tema central da ação, que passa a ser discutido nos diversos países, unificando as comemorações em todo o mundo.

No Brasil é coordenada pelo Ministério da Saúde desde 1999 e, neste ano, tem a parceria da Sociedade Brasileira de Pediatria. Em Campinas, a coordenação é do Comitê Municipal de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno e tem apoio do Centro de Lactação - Banco de Leite Humano de Campinas.

Denize Assis

Orientações para o sucesso na amamentação:

É importante que toda mulher saiba que é capaz de amamentar, independente do tamanho das mamas e do formato dos mamilos. Durante a gestação, as mamas devem ser expostas ao sol, se possível por 10 minutos, entre 8h e 9h ou após as 16h. As gestantes também devem evitar uso de cremes ou óleos nos mamilos.

A mãe deve oferecer o peito, se possível, poucos minutos após o nascimento. Também deve amamentar sem horários fixos. O bebê não deve dormir no peito ou ficar longos períodos sem mamar.

Antes de colocar o bebê para mamar, se necessário, a mãe deve retirar o excesso de leite da aréola com os dedos, deixando-a macia e fácil de ser abocanhada. Ao posicionar o bebê para mamar, a mãe deve deixá-lo bem apoiado para que posicione a boca na aréola. Caso a mãe sinta dor, deve retirar o bebê e colocá-lo novamente.

Chupetas, mamadeiras ou qualquer outro bico não devem ser oferecidos ao bebê. Este tipo de objeto pode interferir na sucção do bebê e dificultar o aleitamento materno. A mãe também deve tentar oferecer os dois peitos na mesma mamada e iniciar sempre por aquele que foi sugado por último. Isto estimula a produção por igual nas mamas e permite que o leite posterior (rico em gorduras) seja bem aproveitado e que o bebê tenha um bom ganho de peso.

Se as mamas estiverem com grande quantidade de leite (empedradas), a mãe deve fazer massagem e retira o excesso de leite por meio de ordenha natural. Compressas quentes não devem ser feitas.

A mulher deve entrar em contato com o Centro de Lactação Municipal de Campinas - Banco de Leite Humano se desejar doar o leite, necessitar de orientações sobre amamentação e estiver com problemas nas mamas no período da amamentação. O Banco de Leite fica na avenida Orosimbo Maia, 165, no 5o andar da Maternidade de Campinas. O telefone é 19 3731 6039.