Distribuição de preservativos em Campinas é de 358 mil camisinhas por mês em Centros de Saúde, ongs e Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids

02/08/2006

Camisinhas masculinas podem ser retiradas gratuitamente nos Centros de Saúde,
no Centro de Referência em DST/Aids e ongs parceiras do Programa DST/Aids

Pelo menos 358 mil preservativos, em média, são distribuídos mensalmente em Campinas, nos Centros de Saúde, no Centro de Referência do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas e por meio das organizações não-governamentais (ong) parceiras do Programa.  

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campinas o estoque de preservativos tem esta distribuição garantida. A busca por este insumo nas unidades básicas de saúde (UBS), como centros, postos e módulos, além de unidades de referência de saúde em Campinas cresceu de 40 mil unidades por mês, em 1999, para cerca de 300 mil unidades por mês em 2005.  

Entre as ongs parceiras do Programa Municipal de DST/Aids está o Grupo Identidade, que desenvolve ações de prevenção junto à população de gays, lésbicas, travestis, transexuais e bissexuais (glttb). A entidade informou ontem que distribui mensalmente cerca de 1,5 mil camisinhas masculinas por mês. Segundo a Ação Artística para Desenvolvimento Comunitário (Acadec), também tem ocorrido distribuição de preservativos à população, por meio do fornecimento oferecido através do Ministério da Saúde. 

O Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas está localizado à rua Regente Feijó, número 637, Centro, e está aberto de segunda a sexta-feira das 7h às 20h. Os telefones do Centro de Referência são os seguintes: (19) 3236 – 3711 e (19) 3234 – 5000.

Volta ao índice de notícias