CCZ esclarece sobre uso indevido do nome da unidade

09/08/2006

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde teve ontem, dia 8 de agosto, seu nome usado indevidamente junto aos moradores de um bairro de Campinas em um caso de suposto maus-tratos a animal.

Segundo o coordenador do CCZ, Antonio Carlos Coelho Figueiredo, os moradores do bairro receberam cartas cujo conteúdo conclamava a população a denunciar, junto à Prefeitura, uma moradora local, que estaria submetendo seu cão a maus-tratos. Na carta, nome, endereço e telefone da munícipe.

De acordo com o coordenador, as cartas foram entregues pelos Correios constando falsamente, no remetente, o nome do CCZ. A postagem das missivas foi feita na agência dos Correios localizada no bairro Castelo.

"Esclarecemos que no assunto em questão não é prática do CCZ enviar correspondência para o responsável por maus-tratos e muito menos para a vizinhança", diz Figueiredo.

Em casos assim, explica o veterinário, entre os procedimentos adotados pelo órgão estão a visita ao local para checar a veracidade das informações ou a aplicação de um auto de infração (tipo de intimação).

Na tarde desta quarta-feira, 9 de agosto, uma veterinária do CCZ foi até o endereço indicado para verificar as condições do animal e constatou que não havia indícios de maus-tratos.

Implicações

Figueiredo foi orientado pelo setor jurídico da Secretaria de Saúde a registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na polícia, pois trata-se de um documento que consta falsamente como remetente o CCZ, o que pode ser tipificado pelo Código Penal como falsidade ideológica que é caracterizado como crime contra a fé pública.

"O papel preponderante do CCZ é o controle de doenças transmitidas pelo animal ao homem zoonoses -, portanto, atitudes como essas são um desserviço à saúde pública, uma vez que despendemos tempo e profissionais para resolver o caso", lamenta Figueiredo.

Cláudia Xavier