Faixas alertam sobre risco de febre maculosa no Eulina

09/08/2006

A Prefeitura de Campinas fixou nesta quarta-feira, 9 de agosto, faixas educativas sobre a febre maculosa no Núcleo Residencial do Jardim Eulina, na região norte da cidade, bairro onde a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) do município investiga um surto provável por esta doença. As faixas, colocadas na extensão entre a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Bolinha de Mel e a Lagoa que pertence ao Exército, informam que as pessoas não devem entrar nas áreas de risco.

A estratégia é parte da força-tarefa desencadeada pela Prefeitura para o controle e prevenção da febre maculosa naquela comunidade. Além das faixas, carros de som percorrem as ruas desde a última segunda-feira, 7, divulgando informações sobre a doença. Entre as ações de comunicação e mobilização social, equipes de saúde também realizam trabalho educativo de casa em casa desde a semana passada.

Além da Prefeitura - que pode fazer a limpeza urbana, atendimento aos doentes, desencadear ações de vigilância, mobilizar escolas e outros setores responsáveis - a população tem que ter consciência da importância de medidas como não entrar na área da lagoa e de vegetação, que são os locais de maior infestação de carrapato, e não deixar os animais transitarem por estes locais. Por isso, estamos utilizando todos os meios possíveis para informar a comunidade, afirma o secretário de Saúde José Francisco Kerr Saraiva.

O biólogo Ovando Provatti, da Visa Norte, informa que nesta quarta-feira, foram encerrados os trabalhos de roçada e limpeza na Emei Bolinha de Mel, na avenida Marechal Rondon. A escola trata-se de um local muito importante para a prevenção e disseminação das informações. Por isso, a ação foi iniciada por aqui, diz.

Segundo o biólogo, os trabalhos para criar um acero que vai servir de cordão sanitário de proteção entre a fazenda do Exército e o Núcleo avançaram hoje. Começamos pela escola e estamos descendo em direção à lagoa. Trata-se de uma atividade difícil e demorada. Nesta quinta-feira receberemos mais homens para reforçar as equipes, informa.

Capacitação

O combate à febre maculosa desencadeado pela Prefeitura inclui ainda ações de capacitação das equipes de saúde. Na próxima terça-feira, dia 15, a Secretaria Municipal de Saúde de vai capacitar profissionais de toda rede de saúde pública e privada do município. Durante o evento, médicos, enfermeiros e técnicos de vigilância em saúde vão ser orientados sobre diagnóstico, tratamento e aspectos epidemiológicos da febre maculosa. A expectativa é reunir entre 120 e 200 pessoas.

A programação será ministrada por técnicos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria de Saúde, pela médica sanitarista Giselda Katz, da Divisão de Zoonoses do Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual (CVE), e pelo médico infectologista Rodrigo Angerami, que atua na Secretaria de Saúde de Campinas e integra o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital das Clínicas da Unicamp. Informações sobre local e inscrições vão ser divulgadas nesta quinta-feira, 10.

Entenda o caso

Até o momento, 17 casos suspeitos de febre maculosa foram notificados entre moradores do Núcleo Residencial Eulina. Entre eles, três evoluíram para óbito, dois ainda estão internados e os demais estão em tratamento ambulatorial. A hipótese diagnóstica mais provável é febre maculosa, mas também estão sendo investigadas leptospirose e dengue. A faixa etária dos doentes varia entre 2 e 62 anos, sendo a maioria adultos. Todos os pacientes têm histórico de contato com carrapato na mesma região. O primeiro caso teve início de sintomas em 16 de julho.

Força-tarefa

Para conter o surto, a Prefeitura de Campinas criou uma força-tarefa composta por equipes da Secretaria Municipal de Saúde e por representantes das secretarias municipais de Infra-estrutura, por meio da AR 11 e Departamento de Parques e Jardins (DPJ); de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal e Defesa Civil; de Educação e de Habitação. A ação ainda conta com apoio da 11ª Brigada de Infantaria Leve do Exército.

Para as atividades de apoio técnico, além de todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, participam a Divisão de Zoonoses do Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual (CVE); Programa de Epidemiologia Aplicada aos Serviços de Saúde (Episus); Direção Regional de Saúde (Dir XII); Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital das Clínicas da Unicamp.

Denize Assis