Prefeitura reforça ações de comunicação sobre a febre maculosa no Núcleo do Eulina

11/08/2006

Intensificação foi definida como prioritária em reunião para definir trabalhos complementares
aos já desencadeados para o controle da doença na comunidade

A Prefeitura de Campinas vai intensificar as ações de mobilização e comunicação social que integram os trabalhos da força-tarefa para o controle e prevenção da febre maculosa no Núcleo Residencial Jardim Eulina, região norte da cidade, bairro em que a Secretaria de Saúde do município investiga um surto dessa doença.

Desde o início de agosto, 18 casos suspeitos de febre maculosa foram notificados entre moradores do bairro. Entre eles, três evoluíram para óbito, dois ainda estão internados e os demais estão em tratamento ambulatorial. A hipótese diagnóstica mais provável é febre maculosa, mas também estão sendo investigadas leptospirose e dengue. A faixa etária dos doentes varia entre 2 e 62 anos, sendo a maioria adultos. Todos os pacientes têm histórico de contato com carrapato na mesma região.

Vamos intensificar as orientações para que a população respeite a área de isolamento e não entre nos locais de vegetação. A estratégia incorpora ações que vão desde a colocação de mais faixas para reforçar a interdição física da área de risco, reuniões com lideranças da comunidade, orientações de casa em casa e manutenção de carros de som, até o reforço no esquema de monitoramento da Defesa Civil. É muito importante que a comunidade se conscientize e colabore neste momento porque o contato com o carrapato significa risco para a febre maculosa que é uma doença grave e pode levar à morte, afirmou o secretário municipal de Saúde José Francisco Kerr Saraiva, na tarde desta sexta-feira, 11 de agosto.

Segundo Saraiva, o reforço das medidas de conscientização da comunidade foi definido como prioridade em reunião na manhã desta sexta-feira, 11, quando foi feita uma leitura de ações já desencadeadas e definidas medidas complementares às já implementadas pela força-tarefa desencadeada no Núcleo Residencial Jardim Eulina.

Na ocasião, estiveram presentes representantes do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Exército e Câmara Municipal de Campinas.

Pela Prefeitura, participaram as secretarias municipais de Saúde com técnicos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do Distrito de Saúde Norte; Assuntos Jurídicos; Assuntos em Segurança Pública por meio da Guarda Municipal e Defesa Civil; de Planejamento e Meio Ambiente representada pelo Departamento de Parques e Jardins (DPJ) e Departamento de Meio Ambiente. Também esteve presente um representante do Departamento de Comunicação (Decom).

Todos os participantes foram unânimes ao afirmar que é fundamental que a população se conscientize do risco para que as medidas de controle sejam eficazes. Por isso, o reforço das ações de orientação na comunidade foi definido como prioritário.

Além da ênfase para as medidas de comunicação e mobilização social, foi definido na reunião a elaboração de um diagnóstico ambiental na área da Fazenda do Exército. Trata-se de um estudo técnico com levantamento da população de capivaras e da infestação de carrapatos, identificação dos recursos hídricos, diagnóstico da situação da mata ciliar, avaliação da circulação de outros hospedeiros do carrapato como cavalo e cães e da freqüência das pessoas.

A partir destas informações, serão desencadeadas ações de adequação ambiental da área que podem incluir o manejo das capivaras. Segundo o Ibama, qualquer medida para o controle e redução da população de capivaras depende de proposta tecnicamente viável, por isso é necessário a vistoria para o diagnóstico ambiental. A vistoria, que vai ser feita em conjunto pelo Ibama, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sucen, Exército e Prefeitura, deve ocorrer ainda na semana que vem.

Na reunião ainda ficou definido que a Fazenda do Exército deve ser cercada com alambrado, para impedir o acesso das pessoas já que aquela é uma área de segurança. Esta medida deve ser implementada pelo proprietário da área o mais rapidamente possível.

Capacitação

Para o controle e prevenção da febre maculosa também é fundamental a capacitação das equipes de saúde e a formação de uma rede competente de diagnóstico e tratamento. Neste sentido, a Secretaria de Saúde promove na próxima terça-feira, 15, o evento Seminário de atualização de febre maculosa aspectos clínicos e epidemiológicos.

O evento, direcionado a médicos, enfermeiros e técnicos de vigilância em saúde, acontece no Anfiteatro do Ceprocamp e terá o mesmo conteúdo de manhã e a tarde. Não é necessário se inscrever antes. A expectativa é reunir entre 150 e 200 pessoas.

A programação será ministrada por técnicos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria de Saúde, pela médica sanitarista Giselda Katz, da Divisão de Zoonoses do Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual (CVE), e pelo médico infectologista Rodrigo Angerami, que atua na Secretaria de Saúde de Campinas e integra o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital das Clínicas da Unicamp.

População canina

O Distrito de Saúde Norte informou que as equipes que atuaram no cadastramento e avaliação da população canina no Eulina, nestas quinta e sexta-feiras, visitaram 221 imóveis e examinaram 150 cães e 61 gatos. O trabalho visa, entre outros objetivos, descobrir se o cão está sendo responsável pela dispersão do Amblyomma cajennense (carrapato-estrela, vetor da febre maculosa) na comunidade.

 O resultado foi muito bom. A receptividade da comunidade foi muito boa e apenas um morador se recusou a receber os técnicos da Secretaria. Foram identificados cinco cães semi-domiciliados e dois animais sem dono. Colhemos 41 amostras de carrapatos em cães e uma em humano e 17 cães receberam carrapaticida. Mas o mais importante é que todos os proprietários foram orientados sobre os métodos de controle de carrapatos em cães, informou a médica veterinária Tosca de Lucca, da Vigilância em Saúde do Distrito de Saúde Norte.

Segundo Tosca, 32 imóveis não puderam ser trabalhados porque estavam fechados. Nestes locais, foi deixada uma filipeta que solicita que os proprietários levem seus animais ao Dias da Cruz no dia 19 de agosto, das 8h às 12h, para avaliação de parasitismo.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias