Saúde investiga suspeita de surto de doença transmitida por alimento na Vila Formosa

16/08/2006

Técnicos da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Campinas investigam desde a tarde da última terça-feira, 15 de agosto, um suposto surto de doença de origem alimentar na Vila Formosa, região sul de Campinas, na abrangência do Centro de Saúde São Vicente.

Até o momento, 23 casos estão sendo analisados. Um homem de 40 anos morreu. Os principais sintomas apresentados são febre, dor de cabeça, dor abdominal, diarréia e vômitos. O diagnóstico laboratorial está em andamento, sendo que a provável fonte de infecção foi a maionese consumida durante a festa na casa de uma das vítimas no último domingo, 13.

A equipe de técnicos trabalha com o auxílio da Vigilância em Saúde do município de Valinhos e com apoio da Direção Regional de Saúde de Campinas (Dir XII).

Considerando a clínica os sintomas apresentados e o alimento envolvido maionese -, a hipótese mais provável é de que o surto tenha sido causado por salmonela, informa a enfermeira sanitarista Maria Filomena Gouveia Vilela, coordenadora da Vigilância Sanitária da Covisa. De acordo com Maria Filomena, também está sendo considerado o fato de que quatro pessoas que estiveram na festa e não adoeceram foram as únicas que não comeram a maionese.

A sanitarista informa que os técnicos fizeram investigação no domicílio, com levantamento epidemiológico, ou seja, os casos envolvidos com faixa etária, sexo e sintomas, além da coleta de amostras do ovo utilizado como ingrediente no alimento. As amostras dos ovos, juntamente com amostras colhidas de alguns doentes e do paciente que foi a óbito - fezes, sangue -, vão ser processadas pelo laboratório do Instituto Adolfo Lutz.

O objetivo é confirmar o agente etiológico causador do surto e descobrir se a causa do óbito está associada ou não ao surto, afirma Filomena. Segundo a enfermeira, raramente alguém morre por causa da salmonelose, entretanto, embora seja uma doença de duração relativamente curta, os casos podem ser mais sérios para crianças, gestantes, idosos e pessoas que já tenham alguma doença de base. O tratamento é feito através de medicação adequada e acompanhamento médico, informa.

Ainda segundo Filomena, vários alimentos podem ser fontes de transmissão da salmonelose, como ovos, aves, carnes, derivados do leite, produtos de panificação e confeitaria, alimentos malcozidos, crus ou muito manipulados, saladas diversas - principalmente aquelas em que os ingredientes são batatas, ovos, maionese caseira -,  entre outros.

Mas o principal alimento envolvido nos surtos é o ovo cru. Por isso, a orientação é para que os alimentos sejam bem cozidos e as sobras mantidas sob refrigeração. Para os ovos, os cuidados específicos incluem usar somente os limpos, inteiros e não trincados; utilizar sempre os que estão guardados por mais tempo; não utilizar gemas cruas; não juntar vários ovos se não for utilizá-los imediatamente; evitar misturar o conteúdo do ovo com sua casca; pratos frios que levem ovos devem ficar sobre o gelo ou em qualquer outro tipo de refrigeração.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias