Levantamento ambiental da Fazenda do Exército será apresentado em reunião nesta segunda-feira

21/08/2006

Objetivo é desencadear ações de adequação ambiental na Fazenda situada na divisa com o Núcleo Residencial do Eulina,
onde está confirmado um surto de febre maculosa

A Secretaria de Saúde está reunida nesta segunda-feira, 21 de agosto, com Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Exército, Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e Câmara dos Vereadores no 4° andar da Prefeitura para conhecer o levantamento preliminar das características ambientais da Fazenda do Exército situada no limite com o Núcleo Residencial do Eulina, região norte da cidade. No local está confirmado um foco de febre maculosa, com três óbitos.

O levantamento foi realizado na semana passada e incluiu diagnóstico da infestação de carrapatos, identificação dos recursos hídricos, diagnóstico da situação da mata ciliar, avaliação da circulação de outros hospedeiros do carrapato como cavalo e cães e da freqüência das pessoas. A partir destas informações, serão apontadas ações de adequação ambiental da área que podem ou não incluir o manejo das capivaras.

Na mesma reunião, será discutido o cercamento da Fazenda. Também será realizada avaliação da infestação pós-acero; investigação de parasitismo humano nos soldados e suas famílias já que eles residem no local; além da indicação da utilização da área para lazer.

Pela Prefeitura, participam da reunião representantes das secretarias municipais de Saúde com técnicos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do Distrito de Saúde Norte -; de Assuntos Jurídicos; de Assuntos em Segurança Pública por meio da Guarda Municipal e Defesa Civil; de Planejamento e Meio Ambiente representada pelo Departamento de Parques e Jardins (DPJ) e Departamento de Meio Ambiente. Também vai estar presente um representante do Departamento de Comunicação (Decom).

Denize Assis