Febre maculosa - Esclarecimento do Secretário de Saúde

22/08/2006

Em relação às notas publicadas na coluna Xeque-Mate do Correio Popular neste 22 de agosto sobre a febre maculosa, o Secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, entende ser necessário esclarecer aos leitores que:

- A febre maculosa é endêmica na região. Campinas notificou o primeiro caso da doença em 1995 e, desde então, foram confirmados 30 casos, com seis óbitos.

- A Vigilância Epidemiológica trabalha com casos suspeitos e, a partir das notificações, desencadeia investigação clínica, epidemiológica e laboratorial sendo que, após conclusão, pode confirmar ou descartar o caso.

- A média de casos suspeitos notificados de 2000 a 2005 é de 125 por ano. O número de notificações tem aumentado a cada período devido a vários fatores a população cresceu, foi estabelecida uma rede competente de diagnóstico e tratamento etc -. Em 2006, desde janeiro, foram notificados 168 casos suspeitos em todo o município.

- No Jardim Eulina, na região norte, a Vigilância em Saúde registrou em agosto novo foco de transmissão com 22 casos suspeitos, dos quais três foram confirmados até o momento. Existe possibilidade de novas confirmações. Para aquela comunidade, o critério de suspeição foi ampliado para se tornar mais sensível com o intuito de não haver perda de possíveis casos. É importante ampliar o número de suspeitas, mesmo que elas sejam descartadas posteriormente para evitar novos óbitos pois o diagnóstico precoce é fundamental para a boa evolução do caso, considerando que a febre maculosa é uma doença com alta letalidade.

- Está incorreta a informação de que a cidade conseguiu saltar de 16 casos suspeitos de febre maculosa para 190 em poucos dias, pois os casos suspeitos do Eulina se somam ao conjunto do município. Além disso, não existem os números 16 e 190.

- Todas as medidas de controle e prevenção para o foco do Eulina foram imediatamente desencadeadas a partir da notificação do primeiro caso suspeito. O mesmo procedimento é adotado em todas as notificações.

Volta ao índice de notícias