Ibama recomenda recuperação ambiental de Fazenda no Eulina

22/08/2006

Medida é importante para o controle e prevenção da febre maculosa no local.
Área pertence ao Exército

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recomendou na última segunda-feira, 21 de agosto, que seja feita recuperação ambiental da Fazenda Chapadão, que faz divisa com o Núcleo Residencial do Jardim Eulina, onde está confirmado um surto de febre maculosa. A área pertence ao Exército.

A recomendação foi feita em reunião na segunda-feira, 21 de agosto, com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e de diversos órgãos da Prefeitura, além do Exército, Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Câmara dos Vereadores e Conselho Tutelar, no 4° andar da Prefeitura. A reunião integra as ações da força-tarefa para o controle e prevenção da febre maculosa no Núcleo Residencial do Eulina.

Segundo o Ibama, a Fazenda Chapadão já teve uso agrícola, atualmente é degradada e possui recursos para manter uma grande população de capivaras. As características ambientais da área foram verificadas em levantamento preliminar realizado em conjunto pelo Ibama, Exército, Sucen e Secretaria de Saúde na semana passada.

A recomendação do Ibama é que seja elaborado um plano de recuperação ambiental, principalmente em relação aos recursos hídricos, com recuperação da mata ciliar nos limites determinados por lei.

Para isso, segundo o Instituto, primeiramente é necessário a elaboração do mapa de uso da fazenda e depois um estudo da área porque qualquer intervenção precisa ser baseada em critérios técnicos para não provocar distúrbios inclusive com dispersão de capivaras em áreas próximas.

Em relação às capivaras, o Ibama adiantou que as áreas do Círculo Militar e da Escola de Cadetes que integram a Fazenda - são passíveis de manejo porque são fechadas, porém o restante da fazenda tem uma complexidade que dificulta esta alternativa. Mas qualquer decisão final sobre o manejo será feita somente após a adequação da área.

Medidas complementares

Na mesma reunião que recomendou a adequação ambiental, foram apontadas medidas complementares às que já foram desencadeadas na área externa da fazenda para o controle e prevenção do surto de febre maculosa.

As medidas incluem manter limpeza do local - com roçada do mato e destinação adequada de resíduos -, colocar o alambrado o mais rapidamente possível e destinar do uso do terreno considerando as necessidades da população. Ainda foi apontada a necessidade da elaborar propostas de lazer para a comunidade e de reforçar as ações de esclarecimento e adesão da população aos cuidados para a prevenção da doença.

O surto no Eulina

Desde o início de agosto, foram notificados 22 casos de febre maculosa no Núcleo Residencial do Jardim Eulina, na região norte de Campinas, com três óbitos. Entre todas as notificações, três foram confirmados por exames laboratoriais, sendo duas relativas a pessoas que morreram e uma a refere-se a um paciente que encontra-se hospitalizado.

A conclusão do terceiro óbito, ocorrido em 5 de agosto, ainda está pendente aguardando resultados de exames. Os outros casos notificados ainda não foram concluídos.

Segundo a Secretaria de Saúde, existe possibilidade de novas confirmações. Também há expectativa de que alguns exames de outros pacientes possam indicar outra doença porque, para aquela comunidade, o critério de suspeição foi ampliado para se tornar mais sensível com o intuito de não haver perda de possíveis casos.

É importante ampliar o número de suspeitas, mesmo que elas sejam descartadas posteriormente para evitar novos óbitos, pois o diagnóstico precoce é fundamental para a boa evolução do caso, considerando que a febre maculosa é uma doença com alta letalidade, afirma a enfermeira sanitarista Salma Balista, diretora de Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Campinas.

Para conter o surto, a Prefeitura mobilizou uma força-tarefa e organizou uma série de medidas que incluem ações de vigilância epidemiológica, com busca ativa de moradores com sintomas da doença, e assistência aos pacientes; atividades de educação em saúde e comunicação e mobilização social; ações de controle e intervenção ambiental; e articulação política e intersetorialidade.

Entre as ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social, ocorre nesta quarta-feira, dia 23, reunião com a comunidade e com as Instituições da área que trabalham com crianças. O evento acontece às 16h na Fundação Dias da Cruz.

Na quinta-feira, 24, será realizada reunião do Conselho Local de Saúde do Jardim Eulina, com participação de moradores, conselheiros e funcionários do Centro de Saúde Eulina. A reunião será na igreja Católica da rua Mário Junqueira.

Saiba mais sobre a febre

A febre maculosa é endêmica na região. Campinas notificou o primeiro caso da doença em 1995 e, desde então, foram confirmados 30 casos, com seis óbitos.

A Vigilância Epidemiológica trabalha com casos suspeitos. A partir das notificações, desencadeia investigação clínica, epidemiológica e laboratorial e, após conclusão, pode confirmar ou descartar o caso.

A média de casos suspeitos de febre maculosa notificados de 2000 a 2005 é de 125 por ano, sendo que o número de notificações tem aumentado a cada período devido a vários fatores a população cresceu, foi estabelecida uma rede competente de diagnóstico e tratamento etc. Em 2006, desde janeiro, foram notificados 168 casos suspeitos em todo o município - este número inclui as notificações do Eulina.

Denize Assis