Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids terá eleição para seu Conselho Local de Saúde

24/08/2006

Criação do Conselho é prevista no Plano de Ações e Metas (PAM) do PMDST/Aids
da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Campinas

Campinas é, a partir deste ano, a primeira cidade do Brasil a ter um serviço especializado no tratamento de aids e doenças sexualmente transmissíveis (dst) a instalar um Conselho Local de Saúde. Previsto no Plano de Ações e Metas (PAM) desta área programática da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas, o Conselho Local de Saúde do Centro de Referência (CR) do Programa Municipal (PM) de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids de Campinas terá eleições no dia 1º de setembro de 2006.

A eleição será para a escolha dos usuários deste serviço público de saúde, profissionais de saúde e gestores que participarão da composição do Conselho. O Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas é uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) que realiza gratuitamente os testes de hiv (vírus que causa a aids) e presta assistência às pessoas com doenças sexualmente transmissíveis e portadores de hiv/aids que vivem no Município.

A criação e implantação do Conselho Local de Saúde objetiva ampliar e qualificar o Controle Social da população sobre o SUS, incluindo esta unidade pública de saúde. O processo de formação do Conselho Local de Saúde do Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids é realizado por meio de uma Comissão da qual faz parte um grupo de usuários e parceiros do Programa DST/Aids de Campinas na sociedade civil organizada, membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e do Movimento Popular de Saúde (Mops).

O terceiro encontro promovido entre os usuários do Centro de Referência do PMDST/Aids de Campinas foi realizado dia 28, na sede da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+), localizada à rua Padre Vieira, nº 958, no Centro.

A Lei de número 6.547 de 2 de junho de 1991, que cria os Conselhos Locais de Saúde e o decreto 13.125, de 27 de abril de 1999, que dá nova regulamentação à Lei de criação dos Conselhos estiveram na pauta de discussão da reunião, foram expostas e debatidas com a participação da integrante do Mops, Iara de Oliveira Corrêa.

No mesmo dia foram escolhidos os representantes da Comissão Provisória do Conselho Local de Saúde do Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas que preparam a eleição, para o dia 1º de Setembro, dos usuários do serviço que terão participação no órgão. O plano é empossar o Conselho em 1º de Dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids.

Mais informações sobre o Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas podem ser obtidas pelo telefone (19) 3234 - 5000, das 7h às 8h, de segunda à sexta-feira, exceto aos feriados, ou no próprio Centro de Referência, localizado à rua Regente Feijó, número 637, no Centro de Campinas.