Saúde reforça orientações para reduzir riscos de doenças devido ao tempo seco

25/08/2006

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde e do Departamento de Saúde, divulgou na manhã desta sexta-feira, dia 25 de agosto, comunicado para as unidades de saúde da rede pública municipal com informações sobre o clima seco. O documento orienta quanto aos cuidados a serem adotados e divulgados à população para evitar agravos à saúde devido ao calor e à baixa umidade relativa do ar.

De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a umidade relativa do ar ficou entre 12% e 20% na maior parte dos municípios paulistas na tarde de ontem.

Em Campinas, o índice atingiu 18%, o mais baixo do ano, e hoje e amanhã deve ficar neste patamar, o que caracteriza estado de atenção. Ainda segundo o Centro, a previsão é de muito sol e não há perspectiva de alteração nas condições do tempo pelo menos até domingo.

Este conjunto de fatores, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, aumenta o risco das pessoas adoecerem, sendo que os problemas mais comuns são dores de cabeça, tontura, náusea, irritação nos olhos, nariz e garganta, gripes, viroses e outras doenças respiratórias e alérgicas.

Portanto, segundo o Departamento de Saúde, a população deve adotar cuidados dentro e fora de casa, sendo que a regra básica é manter a boa hidratação corporal, com ingestão de bastante água e sucos. A alimentação deve ser farta de verduras e frutas. Outras medidas específicas como manter o ambiente úmido com vaporizador e até toalhas molhadas ajudam. Além disso, o sol está forte e é recomendável, no período do dia em que os raios ultravioletas são mais intensos entre 10h e 16h -, evitar exposição direta ao sol.

Se for inevitável exposição aos raios solares, as pessoas devem se proteger com chapéu e filtro solar e usar roupas leves. Mas a medida mais importante sem dúvida é tomar bastante água, diz a médica pediatra Maria Fernanda Haddad, coordenadora municipal da Saúde da Criança de Campinas.

Maria Fernanda informa ainda que crianças, idosos e pessoas com qualquer debilidade de saúde são mais agredidos por este conjunto de fatores e requerem mais atenção. De acordo com a pediatra, no informe enviado aos serviços de saúde hoje, a Secretaria orienta que agentes comunitários de saúde divulguem essas recomendações durante as visitas domiciliares.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) informa ainda que a estiagem prolongada aumenta a concentração de poluentes no ar e lembra que as pessoas podem colaborar para não aumentar a poluição, não queimando resíduos folhas secas, pneus etc nas ruas e em terrenos dentro da cidade.

A fumaça piora ainda mais a qualidade do ar e agrava os problemas respiratórios da população. Portanto, a população tem que ter consciência da importância de não queimar folhas, pneus ou qualquer outro material, diz a enfermeira sanitarista Salma Balista, diretora da Covisa. Salma informa ainda que a queima de resíduos é crime ambiental e é proibida por leis municipal e federal.

Além da orientação para os serviços de saúde e população em geral, a Secretaria Municipal de Saúde recomendou a suspensão das aulas de educação física nas escolas de todo município, com a sugestão de que as instituições procurem alternativas como brincadeiras e outras atividades em lugares protegidos do sol.

Denize Assis

Recomendações*:

Entre 20 e 30% - Estado de atenção

- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas

- Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.

- Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.

Entre 12 e 20% - Estado de Alerta

- Observar as recomendações do estado de atenção

- Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas

- Evitar aglomerações em ambientes fechados

- Usar soro fisiológico para olhos e narinas

Abaixo de 12% - Estado de emergência

- Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta

- Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc.

- Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc entre 10 e 16 horas

- Manter umidificados os ambientes internos, principalmente quartos de crianças, hospitais etc.

*Fonte: Cepagri