1ª Semana de Nutrição e Qualidade de Vida do Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas é realizada até sexta-feira

28/08/2006

Evento marca semana em que é comemorado o Dia do Nutricionista;
evento conta com palestras, debates, exposições de trabalhos e atividades físicas com usuários

A 1ª Semana de Nutrição e Qualidade de Vida do Centro de Referência do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) de Campinas, São Paulo teve início na manhã desta segunda-feira, dia 28 de agosto de 2006. A programação é de palestras, debates, apresentações artístico-culturais, exposição de trabalhos e realização de atividades físicas.

Trata-se de uma iniciativa realizada na semana em que comemora-se o Dia do Nutricionista, que será celebrado na quinta-feira, dia 31 de agosto. A abertura foi realizada no Espaço de Convivência do Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas.

O evento contou com a presença do coordenador do Núcleo Clínico do Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas, Vicente Pizani Neto, do nutricionista do serviço, Nacle Nabak Purcino, do representante legal da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+) de Campinas, João Lino Vendito e da representante do Programa Nacional de DST/Aids do Equador, Cecília Nunes, entre outros convidados e participantes.

Em sua fala, o representante legal da RNP+, Lindo Vendito, destacou que em 2006 completam-se oito anos de existência da RNP+ aqui em Campinas. O Programa DST/Aids da cidade foi o primeiro do Brasil a formalizar convênio com a RNP+.

"A gente está sempre participando e interessados justamente nisso, na qualidade de vida. Não adianta nada a gente tomar todos os medicamentos do tratamento anti-retroviral e não se cuidar. Acho que 99% do tratamento às pessoas que vivem com hiv é qualidade de vida. Muitas vezes as pessoas pensam que estão se alimentando de uma coisa que é saudável pra todo mundo mas vai estar interagindo com a medicação", observa Vendito.

"Fico feliz de poder estar aqui e participar da 1ª Semana de Nutrição e Qualidade de Vida do Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas para realizar esse intercâmbio e poder, com outros países da América Latina, compartilhar as experiências no tratamento às pessoas que vivem com hiv ou que têm aids", afirmou a representante do Programa Nacional de DST/Aids do Equador.

Para ela, a atuação dos diversos atores envolvidos na questão da aids revelam a característica presente principalmente nos movimentos sociais, de construção de "um só mundo".

Além da coordenadora do Programa DST/Aids do Equador, a Semana de Nutrição e Qualidade de Vida contará com Kátia Carvalho Abreu, representantes do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, que na quinta-feira, dia 31 de agosto, das 13h30 às 15h30, realiza o lançamento do "Manual Clínico de Alimentação e Nutrição na Assistência a Adultos Infectados pelo HIV".

O Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas realiza testes de aids e dst e tratamento às pessoas que vivem com dst, hiv ou que têm aids. Trata-se de uma unidade do Sistema Único de Saúde, que atende a população de Campinas, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 20h e está localizado à rua Regente Feijó, número 637, no Centro. Os telefones são (19) 3236 – 3711 ou (19) 3234 – 5000.