1ª Semana de Nutrição e Qualidade de Vida tem palestra sobre dislipidemia com participação de profissionais e usuários do CR do Programa DST/Aids

31/08/2006

Atividade teve participação da nutricionista Janice Chencinski,
do Programa Municipal de DST/Aids da Cidade de São Paulo

O Centro de Referência (CR) do Programa Municipal (PM) de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas realizou na manhã desta quinta-feira, dia 31 de agosto de 2006, a palestra "Você sabe o que é Dislipidemia? Orientação alimentar para controle de colesterol e triglicérides: O que comer?". 

A palestra foi ministrada pela nutricionista Janice Chencinski, do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do Programa Municipal de DST/Aids da Cidade de São Paulo. A atividade faz parte da programação da 1ª Semana de Nutrição e Qualidade de Vida do CR do Programa DST/Aids de Campinas, realizada na mesma semana em que é comemorado o Dia Nutricionista, celebrado nesta quinta-feira, dia 31 de agosto.  

Na palestra, foram abordadas questões relacionadas às alterações das gorduras do sangue, o colesterol e a triglicérides. "É importante saber a interferência que a boa alimentação ou má alimentação têm sobre as gorduras do sangue e para as pessoas que vivem com HIV, o uso do coquetel de medicamentos traz, muitas vezes, como conseqüência indesejável para o paciente, pois não é sempre que ocorre, as dislipidemias", explicou a nutricionista.  

Segundo ela, para profissionais e usuários dos serviços especializados em tratamento às pessoas com HIV ou aids, é importante ter informações sobre as dislipidemias para saber o que pode acontecer ao consumir determinados alimentos e para poder realizar a prevenção e, se necessário, o tratamento das dislipidemias.  

"É importante conhecer os níveis de colesterol e triglicérides no sangue e tratar, se necessário. Para saber os níveis e eventualmente realizar o tratamento as pessoas devem procurar os serviços especializados para poder regularizar os níveis de gordura no sangue", afirmou Janice. Ela disse que a palestra também teve objetivo de reforçar a necessidade de uma alimentação equilibrada.  

Segundo ela, quando uma pessoa apresenta dislipidemia podem ser recomendados alimentos funcionais, que além de ter utilização para a alimentação básica, também têm o papel de prevenir ou tratar doenças. Alimentos funcionais foram oferecidos no Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas durante atividade paralela à palestra, a "Feira Moderna", realizada mensalmente no local.  

O Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas fica na Rua Regente Feijó, número 637, no Centro. A unidade realiza testes de HIV e sífilis e tratamento às pessoas que vivem com HIV ou que têm aids. Para saber mais sobre o serviço a população pode ir pessoalmente ao local, onde o atendimento é público e gratuito, ou ligar para (19) 3234 – 5000 ou (19) 3236 – 3711.

Mais informações à Imprensa: (19) 8115 – 4856, 3234 – 5000, 3236 – 3711, com Eli Fernandes.

Volta ao índice de notícias