Saúde reúne mais de 100 pessoas para discutir Pacto pela Saúde

31/08/2006

Evento marcou a adesão de Campinas ao Pacto, que amplia autonomia de gestores
e estabelece mudanças que definem responsabilidades
e cooperação entre União, estados e municípios

A Secretaria Municipal de Saúde mobilizou mais de 100 pessoas entre profissionais e gestores municipais e estaduais da área da saúde nesta quinta-feira, 31 de agosto, no Euro Suit Hotel, durante Seminário do Pacto pela Saúde 2006.

O evento referendou a adesão de Campinas ao pacto - resultado de acordo firmado entre o Ministério da Saúde e os conselhos nacionais dos Secretários de Saúde (Conass) e dos Secretários Municipais de Saúde (Conassems) -, que propõe uma série de mudanças na gestão e no processo de pactuação que envolve os gestores e o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).

A abertura do seminário foi feita pelo Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, e pelo diretor municipal de Saúde, Pedro Humberto Scavariello. Em seguida, foi apresentado um filme institucional do Ministério da Saúde sobre o Pacto.

A programação do seminário foi dividida em apresentação dos desdobramentos dos pactos Estadual e Municipal; apresentação do Plano Municipal de Saúde de Campinas 2006; e desdobramentos do pacto para os distritos e unidades básicas de saúde de Campinas. Também foram constituídos grupos de trabalho que apresentaram suas propostas para implementação do pacto.

O seminário marcou a adesão de Campinas ao Pacto e demonstrou nosso compromisso de gestão com a definição de responsabilidades e capacidades na oferta das ações e dos serviços de saúde. Sem dúvida é um avanço e fortalece o sistema único de saúde, disse o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva.

A médica coordenadora municipal da Atenção Básica Lígia Neaime de Almeida, que integrou a comissão organizadora do Seminário, informou que o Pacto pela Saúde define as responsabilidades sanitárias dos gestores municipais, estaduais e federal.

Segundo ela, o processo de habilitação de estados e municípios - que definia os tipos de ações de saúde que cada ente da federação estava qualificado para desempenhar - foi extinto. A partir de agora, cada um - estados, municípios, Distrito Federal e União - adere ao processo com a assinatura de um termo de compromisso de gestão.

Este termo estabelece as responsabilidades e as capacidades de cada um e determina o alcance de metas nacionais e regionais, segundo as prioridades do Pacto pela Vida. Também muda o sistema de financiamento e agiliza sua aplicação, já que permite flexibilização do investimento para responder às necessidades de cada município, disse.

Metas

O médico sanitarista Savério Gagliardi, que também integrou a comissão organizadora do Seminário, informou que o Pacto pela Saúde tem três componentes: o Pacto pela Vida, o Pacto de Gestão do SUS e o Pacto em Defesa do SUS.

Pacto pela Vida

O primeiro estabelece um conjunto de compromissos prioritários, com metas pactuadas para a redução da mortalidade infantil e materna, o controle das doenças emergentes ou endemias, como a dengue e a hanseníase, e a redução das vítimas por câncer de colo de útero e da mama.

O Pacto pela Vida tem, ainda, como diretrizes estabelecer a Política Nacional de Saúde do Idoso, elaborar e implantar uma Política Nacional de Promoção da Saúde e consolidar a Atenção Básica à Saúde tendo como prioridade o Programa Saúde da Família (PSF).

Pacto de Gestão

O Pacto de Gestão tem como eixo a regionalização das ações e serviços de saúde. O documento serve como um qualificador dos processos de descentralização e das ações de planejamento e programação em saúde.

Uma das mudanças instituídas diz respeito ao processo de financiamento. Atualmente, os recursos federais são transferidos por meio de repasses destinados a programas e ações específicas. A partir de agora, os recursos federais da saúde serão repassados em cinco blocos de financiamento: Atenção Básica, Atenção de Média e Alta Complexidade, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e Gestão do SUS.

O incentivo à qualificação da gestão do trabalho e da educação também faz parte do Pacto de Gestão. Outro avanço importante é o da responsabilização pelo apoio e qualificação da participação e do controle social.

Pacto do SUS

Uma das finalidades do Pacto em Defesa do SUS é aproximar a sociedade do SUS e mobilizá-la para melhorar o sistema. Alguns dos instrumentos aprovados nesse sentido foram a Carta dos Direitos dos Usuários do SUS e o estreitamento das relações entre o sistema e os movimentos sociais ligados à saúde e à cidadania.

Denize Assis