Campinas vacinou mais de 60 mil contra a pólio entre sábado e ontem

31/08/2006

Balanço é preliminar e refere-se à cobertura até quarta-feira.
Campanha termina nesta sexta-feira, dia 1°

Dados preliminares da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Campinas, divulgados às 13 horas desta quinta-feira, dia 31 de agosto, mostram que 60.281 crianças menores de 5 anos do município receberam a vacina Sabin entre o último sábado, 26 de agosto, e ontem, dia 30, durante a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil.

O total representa cobertura de 82% da população menor de cinco anos na cidade, estimada em 73,4 mil pessoas. A meta, preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é de uma cobertura de 95%.

A Campanha termina amanhã em Campinas. Portanto, a Secretaria Municipal de Saúde informa que todas as crianças menores de 5 anos ainda não vacinadas devem ser levadas aos centros de saúde e módulos de saúde da família, no horário de funcionamento de cada unidade, para receber a gotinha. O responsável deve levar o cartão da criança porque também serão aplicadas doses das vacinas que estiverem em atraso.

Segundo a Vigilância em Saúde Municipal, é importante que toda população seja protegida pela campanha. Esta estratégia, que consiste na distribuição de muitas doses ao mesmo tempo na comunidade, disponibiliza uma grande quantidade de vírus inativados no ambiente proporcionando proteção coletiva, informa a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas.

Por isso, segundo Brigina, todos os menores de cinco anos devem ser vacinados durante o período da campanha, mesmo os que estiverem com febre, tosse ou rinite e mesmo os que estiverem com a carteira de vacinação em dia. Quem recebeu a vacina recentemente precisa repetir a dose, diz.

O secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, reforça que todas as crianças precisam ser vacinadas durante a campanha. É muito importante lembrar que a pólio foi erradicada em nosso país graças a esta vacina e à estratégia das campanhas. Também vale ressaltar que países como a Indonésia que haviam erradicado a doença e interromperam as campanhas voltaram a registrar casos. Portanto, o envolvimento de cada cidadão na campanha, no sentido de incentivar toda a família e amigos a participar, é importante. Quem ainda não levou suas crianças aos postos deve levar amanhã, afirma. As doses são gratuitas.

Denize Assis