Concurso sobre prevenção ao HIV/aids vai premiar escolas públicas

01/08/2007

Incentivo às ações de prevenção têm apoio do Programa Municipal
de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids da Secretaria de Saúde de Campinas

Escolas públicas de ensino fundamental e médio têm até o dia 31 de agosto para participar do Prêmio Escola, que irá selecionar os melhores cartazes sobre o tema "Como eu posso contribuir para a prevenção da Aids?". Entre os prêmios para as escolas vencedoras estão computadores, softwares educativos, materiais sobre questões de sexualidade na escola e diplomas. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.unesco.org.br/premioescola2007.

A iniciativa é da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em parceria com os ministérios da Saúde, da Educação, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC). O incentivo às ações de prevenção tem apoio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas.

Os resultados do concurso serão divulgados em novembro, no site da Unesco. A entrega dos prêmios está marcada para a semana do Dia Mundial de Luta contra a Aids, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e celebrado anualmente no dia 1º de Dezembro.

Escola, professor e alunos vencedores serão premiados. As escolas vencedoras receberão um computador, softwares educativos, materiais sobre questões de sexualidade na escola e diploma. O professor coordenador da ação e o aluno autor do cartaz vencedor serão contemplados, cada um, com um computador, um kit de materiais didáticos sobre o tema (neste caso, somente para o professor e não para o aluno), passagem para a cerimônia de premiação e um diploma.

Camisinha, teste e tratamento

A aids é uma síndrome que pode ser tratada através do SUS (Sistema Único de Saúde). O tratamento é complexo e realizado em serviços especializados, Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas. O Centro de Referência fica na rua Regente Feijó, 637, Centro, e está aberto de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados) das 7h às 20h. O telefone, para mais informações sobre este serviço é (19) 3234 – 5000.

Campinas tem 4.763 casos de aids notificados desde o início da epidemia, nos anos 80, até o dia 30 de novembro de 2006. A estimativa, com base em dados do Ministério da Saúde, é que cerca de 2.000 pessoas têm o vírus HIV em Campinas e não sabem. O teste é oferecido gratuitamente através do SUS e deve ser feito em qualquer Centro de Saúde de Campinas ou no Centro de Referência do PMDST/Aids. A melhor forma de prevenção à aids e às doenças sexualmente transmissíveis é o uso de camisinha em todas as relações sexuais. As camisinhas também são distribuídas gratuitamente nos Centros de Saúde através do SUS.

Para saber mais sobre o teste de hiv e sífilis, em Campinas, a população deve informar-se no Centro de Saúde mais próximo ou através do telefone (19) 3236 – 3711, do Centro de Referência. O teste é gratuito e só a pessoa que faz o exame deve ficar sabendo o resultado. Para saber mais sobre aids a população pode acessar o site http://www.aids.gov.br ou ligar para o Disk-Saúde: 0800 61 1997 (do Ministério da Saúde) ou para o Disk-DST/Aids: 0800 16 2550 (do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo).

...................................................................................................................................
Mais informações à Imprensa: (19) 3232 – 3283 ramal 24 – Eli Fernandes - Centro de Referência do Programa Municipal de
DST/Aids de Campinas - Assessoria de Imprensa - Rua Regente Feijó, 647 – Centro

Fique Sabendo: 3236 – 3711