Abertura da Semana de Aleitamento reúne mais de 300 pessoas em Campinas

01/08/2007

A abertura da 16ª Semana Mundial de Aleitamento Materno mobilizou mais de 300 pessoas em Campinas na manhã desta quarta-feira, 1° de agosto, no Plenário da Câmara Municipal. A cerimônia reuniu profissionais e estudantes da área da saúde, gestores estaduais e municipais, representantes de entidades da sociedade civil e de universidades, além de técnicos de outros municípios que atuam na área da saúde da mulher e da gestante.

O evento enfatizou o tema “Amamentação na primeira hora, proteção sem demora”, definido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, na sigla em inglês) para a campanha deste ano.

Na mesa de abertura, o Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, ressaltou a importância de todos os parceiros que compõem a Rede Social de Promoção do Aleitamento Materno de Campinas e das equipes de saúde, em especial dos trabalhadores dos centros de saúde do município e do Banco de Leite Humano, no estímulo à amamentação.

Segundo Francisco Saraiva, este trabalho exige um esforço no sentido da quebra de paradigmas e de condutas. “Ainda hoje há quem defenda que o aleitamento artificial pode se sobrepor ao aleitamento materno. Algumas instituições ainda separam mãe e filho na primeira hora de vida. Portanto, os desafios ainda são muitos e os avanços dependem do entendimento e da parceria dos profissionais, principalmente das equipes dos centros de saúde, que é onde se origina este trabalho. É absolutamente fundamental gastar nosso tempo para discutir este tema”, disse.

O secretário afirmou que o estímulo ao aleitamento materno depende também da proteção da mãe que amamenta, do apoio dos familiares, dos vizinhos e da mobilização da sociedade. “Nossas ações neste sentido só terão sucesso com a participação da comunidade”, disse.

Outro ponto destacado por Francisco Saraiva foi a importância da aleitamento materno na promoção da afetividade mamãe-bebê, no combate a fome e na prevenção da obesidade na infância e na adolescência.

O evento de abertura da 16ª Semana Mundial de Aleitamento Materno também incluiu mesa redonda que discutiu Aleitamento Materno: do pré-natal ao puerpério. Além do evento de abertura na Câmara, para marcar a 16ª Semana, a Secretaria de Saúde de Campinas promove durante todo mês de agosto, e com maior ênfase até dia 7, uma série de atividades em todas as unidades básicas de saúde e no Banco de Leite Humano.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno no Brasil é coordenada pelo Ministério da Saúde desde 1999 e, neste ano pela segunda vez consecutiva, tem a parceria da Sociedade Brasileira de Pediatria. Em Campinas, a coordenação é do Comitê Municipal de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno e tem apoio do Centro de Lactação - Banco de Leite Humano Municipal de Campinas.

Em 2007, o Brasil completa 26 anos de Política Nacional de Aleitamento Materno. Em Campinas, neste período, foram sendo implementadas várias ações entre as quais a criação do Centro de Lactação - Banco de Leite Humano Municipal e do Comitê Municipal de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno. Também foram promovidas capacitações de profissionais de toda a rede pública municipal de saúde para ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi idealizada pela Waba e tem sido comemorada desde 1992, em cerca de 120 países. A Waba também define anualmente o tema central da ação, que passa a ser discutido nos diversos países, unificando as comemorações em todo o mundo.

Denize Assis