Saúde reúne gestores e técnicos para discutir indicadores de saúde

02/08/2007

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), reuniu na manhã desta quinta-feira, dia 2 de agosto, no Hotel Nacional In, diretores dos Distritos de Saúde, apoiadores, técnicos das Vigilâncias em Saúde, coordenadores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) e Centro de Referência em Reabilitação (CRR) e o diretor municipal de Saúde, Pedro Humberto Scavariello, para avaliar os indicadores de vigilância em saúde do ano de 2006 no município, discutir as metas alcançadas e propor ações para os índices não atingidos.

Os indicadores são pactuados com outros níveis do Sistema Único de Saúde (SUS) – Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde – e estão vinculados ao repasse de recursos financeiros para a área. Isso significa que para receber a verba é necessário atingir a meta proposta.

Foram apresentados na reunião os indicadores de 2006 relativos ao controle de doenças transmissíveis, controle de agravos não transmissíveis, programa de imunização, vigilância e controle de vetores, sistema de informação e ações de vigilância sanitária e vigilância ambiental.

“Trata-se de uma avaliação criteriosa dos indicadores, tanto dos alcançados como dos não atingidos, que são utilizados como apoio à formulação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas de saúde, rumo à consolidação do Sistema Único de Saúde. É um momento extremamente relevante dentro das nossas agendas e também uma preparação para o encontro de avaliação dos indicadores com o Ministério da Saúde”, disse o secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, que abriu o evento.

A enfermeira sanitarista Salma Rodrigues Balista, diretora da Covisa, informou que o objetivo da reunião foi avaliar as metas e relacionar os resultados alcançados com os processos de trabalho, com o que foi feito para atingir determinado indicador, e propor adequações se necessário. “Nossa meta é buscar melhores maneiras de atuar para oferecer mais saúde para a população. Para isto, temos o compromisso de atingir índices”, afirmou.

Os indicadores de Campinas serão apresentados para o Ministério da Saúde em reunião no dia 31 de agosto.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias