Prevenção ao HIV/aids e DSTs marca em Campinas ação voltada ao Dia dos Pais

03/08/2007

Objetivo é incentivar o uso correto de preservativos em todas as relações sexuais,
o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento anti-retroviral

A importância da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e ao HIV/aids motiva a realização de atividades no Espaço de Convivência do Centro de Referência do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (CR-PMDST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas, na quinta-feira da semana do Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto (dia 12).

O objetivo é incentivar a adesão ao tratamento anti-retroviral das pessoas que vivem com HIV/aids, incentivar o diagnóstico precoce do HIV/aids ou de outras DSTs. Além disso, o incentivo ao uso correto da camisinha em todas as relações sexuais é promovido pelo Programa DST/Aids de Campinas pois evita tanto a transmissão do HIV/aids como das outras DSTs.

Camisinhas e teste gratuitos

As pessoas que vivem com HIV/aids, com o uso correto da camisinha, evitam a reinfecção, que é quando ocorre nova transmissão do vírus para uma pessoa que já é portadora. A reinfecção (nova carga de vírus na pessoa que já tem HIV/aids) pode comprometer o tratamento, pois as novas cargas virais podem resultar na resistência do HIV ao coquetel de medicamentos anti-retrovirais.

No Centro de Referência do PMDST/Aids serão realizadas atividades de educação em saúde e de convivência entre usuários e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Na quinta-feira, dia 9 de agosto a partir das 8h, será oferecido um café da manhã para os pais, tanto os que estão em tratamento, como os familiares e amigos de pessoas vivendo com HIV/aids ou que tenham interesse em saber mais sobre doenças sexualmente transmissíveis, HIV, aids e sobre este serviço público.

Palestras sobre o teste de HIV e sífilis

As pessoas que quiserem fazer o teste poderão participar da palestra que será realizada às 8h45 na sala de reuniões do Centro de Referência. Durante toda a semana as palestras de aconselhamento são realizadas em diversos horários. Após a palestra é agendado um horário da coleta para realização do exame.

Confira os horários:

Segunda: 8h45 - 12h45 - 17h45
Terça: 8h45 - 12h45
Quarta: 12h45 - 17h45
Quinta: 8h45
Sexta: 12h45

A palestra, de aconselhamento, visa informar e preparar o usuário para realização do teste de HIV e sífilis, que é gratuito e cujo resultado sai em menos de 10 dias (em média). O teste é sigiloso e somente a pessoa que faz ficará sabendo o resultado.

Aids não tem cura, mas tem tratamento

Se o resultado do teste for positivo para HIV a pessoa pode iniciar imediatamente o tratamento, se necessário, através de medicamentos anti-retrovirais, que é oferecido gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS). Para saber mais sobre o teste de HIV e sífilis a população pode informar-se pelo telefone (19) 3236 - 3711 ou ir pessoalmente à rua Regente Feijó, 637, Centro.

A aids não tem cura, mas pode ser tratada. O tratamento é complexo e oferecido em serviços especializados como o Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas. Para saber mais sobre o Centro de Referência o telefone é o (19) 3234 - 5000, das 7h às 20h. O CR funciona de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados e pontos facultativos.

Centros de Saúde

O teste de hiv e sífilis, no entanto, pode ser feito através de todos os Centros de Saúde de Campinas, que também devem fornecer preservativos gratuitamente à população. Para saber mais sobre o teste de hiv e sífilis a população ainda pode informar-se pelo site www.aids.gov.br ou gratuitamente através do Disk-Saúde do Ministério da Saúde, cujo número é 0800 61 1997 ou pelo Disk-DST/Aids do Programa Estadual de DST/Aids que é 0800 16 2550.

...................................................................................................................................
Mais informações à Imprensa: (19) 3232 – 3283 ramal 24 – Eli Fernandes - Centro de Referência do Programa Municipal de
DST/Aids de Campinas - Assessoria de Imprensa - Rua Regente Feijó, 647 – Centro

Fique Sabendo: 3236 – 3711