Capacitação atualiza médicos para tratar e prevenir doenças do coração

07/08/2007

A Secretaria de Saúde de Campinas promove a partir das 19h30 desta terça-feira, dia 6 de agosto, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), capacitação em prevenção cardiovascular para médicos geriatras, pediatras, cardiologistas e enfermeiros da rede pública municipal de saúde. A expectativa é reunir 200 profissionais.

O evento será aberto pelo secretário municipal de Saúde, o médico cardiologista José Francisco Kerr Saraiva. Em seguida, acontece palestra com o professor doutor Fernando Nobre, chefe do Departamento de Hipertensão da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.

O objetivo é atualizar os profissionais, fortalecendo a rede de diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares – colesterol, pressão alta, infarto, etc. - que, em Campinas, constituem-se na primeira causa de morte sendo responsáveis por 34% dos óbitos nas mulheres e 30% da mortalidade nos homens.

“A capacitação trata-se de mais uma ação, de uma atividade adicional na prevenção das doenças cardiovasculares na rede pública municipal de saúde de Campinas e que reforçam a adesão do município ao Programa de Prevenção Cardiovascular no Brasil, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia com apoio do Ministério da Saúde”, afirma o médico Rogério de Oliveira Araújo, coordenador municipal da Área de Saúde do Adulto.

Segundo Rogério, a capacitação terá um desdobramento na quarta-feira, dia 8 de agosto, em cinco centros de saúde: São Vicente (região sul), Vista Alegre (região sudoeste), Aurélia (norte), Integração (noroeste) e Conceição (leste).

Nestas unidades, os profissionais que participarem do evento de hoje vão orientar a população sobre como cuidar do coração, divulgando fatores de risco que contribuem para que estas doenças ocorram, propagando maneiras de prevenção e informando sobre locais de atendimento à população no Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade será desenvolvida durante todo dia. Serão distribuídas 2 mil cartilhas.

O Secretário Municipal de Saúde, Francisco Saraiva, informa que a Secretaria de Saúde de Campinas tem trabalhado com a diretriz de implementar e aperfeiçoar políticas de prevenção e programas para aprimorar o tratamento das doenças cardiovasculares. O exemplo mais recente neste sentido é o Programa Municipal de Atenção e Prevenção à Obesidade na Infância e na Adolescência, que começa a ser implantado no município neste mês de agosto.

Segundo o secretário, o principal desafio no combate às doenças do coração é fazer com que as pessoas mudem de hábitos. “É necessário manter uma dieta saudável – com menos sal, açúcar e alimentos gordurosos -, não fumar, fazer exercícios físicos regularmente, controlar o estresse, reduzir o consumo de álcool, fazer avaliações preventivas regulares e tratar doenças que levam aos problemas do coração porque quem já tem uma doença instalada, se tratar, vai ter menos risco”, diz.

Saraiva informa que os fatores de risco, ou fatores que levam às doenças do coração são hipertensão ou pressão alta, colesterol, diabetes, tabagismo, sedentarismo, estresse, obesidade, doença arterial obstrutiva periférica e drogas e alcoolismo.

Denize Assis