Campinas já vacinou 5,6 mil pessoas contra meningite C na área do São Marcos

08/08/2007

Mais de 5,6 mil pessoas foram vacinadas entre o último sábado, dia 4 de agosto, e terça-feira, dia 7, contra a meningite meningocócica tipo C na Vila Esperança e em parte do Jardim São Marcos, na abrangência dos Centros de Saúde São Marcos e Santa Mônica, na região norte de Campinas.

A vacinação de bloqueio está sendo promovida nestas duas comunidades para conter um surto da doença que, entre 10 e 30 de julho, atingiu oito moradores do local. Todos os casos acometidos referem-se a homens e mulheres na faixa etária de dois a 34 anos e desenvolveram meningite com meningococcemia. Não houve mortes.

O bloqueio vacinal é complementar à quimioprofilaxia – que é a administração oral do antibiótico rifampicina - que foi realizada entre os contatos íntimos de cada caso, imediatamente após cada notificação.

Inicialmente, a vacinação ocorreria somente no sábado, dia 4, quando foram imunizados 4.497 pessoas. Mas, muitos moradores não se encontravam em casa e a ação foi estendida para o decorrer da semana. Na segunda-feira, foram vacinados 515 e, na terça-feira, 509.

Este foi o primeiro surto de meningite meningocócica tipo C registrado em Campinas. O município tem registrado entre 20 e 27 casos de doença meningocócica – inclui meningite e meningoccemia – por ano, sendo que no inverno, como ocorre com todas as doenças respiratórias, o número de casos aumenta.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, a situação epidemiológica desta doença vem se mantendo dentro da normalidade no município, considerando as características de Campinas.

“O inusitado é este surto que, tecnicamente, está muito bem conduzido. No restante da cidade, os coeficientes de incidência estão baixos e vêm mantendo uma estabilização em relação aos anos anteriores. Portanto, a população não precisa ficar apreensiva. Também é importante lembrar que este ano não houve mortes por esta doença na cidade”, afirma o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva.

Para os moradores da área descrita que foram informados em suas residências e ainda não tomaram a vacina, a orientação é para que procurem o mais rapidamente possível o Centro de Saúde São Marcos ou o Centro de Saúde Santa Mônica para tomar a dose, que é gratuita.

“A ação é específica para a população com idade entre dois meses e 34 anos moradora daquela comunidade. No momento, não há indicação para vacinar pessoas fora daquela área”, informa a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas.

Denize Assis