Farmácia Popular de Campinas completa dois meses com aumento de 45% nas vendas

10/08/2007

A Farmácia Popular de Campinas, inaugurada em 28 de maio pela Prefeitura e Ministério da Saúde, completou dois meses de funcionamento com 45% de aumento na dispensação de receitas. Foram 722 receitas em junho, contra 1.046 em julho. No total, nos dois meses, já foram dispensadas 9.081 unidades farmacêuticas, entre comprimidos, frascos e ampolas. Os medicamentos mais vendidos foram a Sinvastatina, para controle de taxas de colesterol, Omeprasol, contra gastrite, e Atenolol, para hipertensão.

O Programa Farmácia Popular foi regulamento em 2004 pelo Ministério da Saúde com o propósito de fornecer medicamentos mais baratos aos pacientes. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado e disponibiliza nas farmácias a preço de custo.

Segundo a farmacêutica Mirtes Maria Lima Freire, gerente da Farmácia Popular, a maioria dos atendimentos é relativa a receitas oriundas de atendimentos particulares e de convênios. Mirtes informa que também são atendidos muitos pacientes com receitas de serviços da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“A Farmácia Popular é importante porque amplia o acesso da população aos medicamentos. O atendimento é personalizado, realizado por farmacêuticos e profissionais qualificados para orientar sobre cuidados com a saúde e o uso correto das medicações. A única condição para a aquisição dos medicamentos é a apresentação de uma receita médica ou odontológica. Essa exigência busca evitar a automedicação”, afirma Mirtes.

Os usuários aprovam o atendimento, é o caso da aposentada Hilda de Oliveira Leite, 67 anos, que mora na abrangência do Centro de Saúde Vila Rica (região sul). Ela foi até a Farmácia Popular para comprar Atenolol, para hipertensão. “Estou muito satisfeita. Com o dinheiro que comprava a medicação para um mês, agora compro para dois meses e ainda me sobra”, conta Hilda.

Para adquirir os medicamentos disponibilizados na unidade da Farmácia Popular, basta o usuário apresentar uma receita médica ou odontológica da rede pública ou privada.Caso o medicamento for de uso controlado, o usuário também deverá apresentar um documento de identificação. A Farmácia Popular de Campinas fica na rua Ferreira Penteado, 854, centro, o telefone é 3232- 2830.

A meta da Prefeitura de Campinas e do Ministério da Saúde é que outras quatro novas unidades do programa sejam inauguradas no município, a segunda até o final do ano no Complexo Ouro Verde. Mais informações sobre o Programa Farmácia Popular e a lista de medicamentos disponibilizados podem ser consultadas no site www.saude.gov.br.

Lara Berol