Tear das Artes e Programa DST/Aids inauguram estúdio com sarau cultural

14/08/2007

"Ondas Mentais" é o nome do aparelho e de programa de rádio
que será apresentado ao vivo no evento, dia 15, das 13h às 19h

O Centro de Convivência e Cooperação Tear das Artes, em parceria com o Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas, inauguram nesta quarta-feira, dia 15 de agosto de 2007, das 13h às 19h, o estúdio público Ondas Mentais, com a realização do sarau cultural Saúde e Arte.

O evento contará com apresentação ao vivo do programa de rádio "Ondas Mentais" e de artistas que gravam seus trabalhos no Tear das Artes. O Tear das Artes, unidade da Secretaria de Saúde de Campinas, localizada à área do Distrito Sanitário Sudoeste fica na rua Benedito Roberto Barbosa, 11, Parque Universitário, próximo ao terminal de ônibus Ouro Verde. Os telefones são 3266 - 8006 e 3266 - 5656.

Música sertaneja, MPB, samba, rock e rap são os estilos dos artistas que apresentam-se no Sarau Cultural Saúde e Arte. Também haverá exposição das roupas costumizadas pelos grupos de mulheres do Tear, Centro de Atenção Psico-Social (Caps) Novo Tempo e Caps David Capistrano, exposição e venda de artesanatos dos grupos do Tear e parceiros.

O Sarau Cultural terá ainda a comercialização de pratos produzidos pelo grupo Clube dos Sabores (projeto de geração de renda de usuários da Saúde Mental   do Distritos de Saúde Sudoeste e também Noroeste, como pastéis, salgados e doces. Outras atividades estão programadas, como a pintura no rosto das crianças e oficina de pintura (produção de uma tela coletiva no ateliê).

Prevenção às DST/HIV/Aids

A coordenadora do Tear das Artes, a psicóloga Carolina Moraes Sombini, explicou a importância da parceria com o Programa Municipal de DST/Aids de Campinas. Segundo ela, o objetivo é que os usuários, não só do Tear das Artes, mas também de outros serviços de saúde mental, sejam entendidas como pessoas em sua plenitude.

"As pessoas encaram o usuário da saúde mental como alguém que está sendo atendido num serviço especializado, mas nem sempre consideram-no como pessoa que tem sua sexualidade. E é nesta questão que devem ser colocadas as suas potenciais vulnerabilidades às doenças sexualmente transmissíveis, ao HIV e à aids e o que podemos construir para reduzir estas vulnerabilidades", disse a psicóloga.

Segundo ela, ao longo de 2007 vem sendo construído o projeto "Bom Mesmo É Ser Mulher", em parceria com o Programa Municipal de DST/Aids através do Núcleo de Educação e Comunicação Social (Necs). O projeto, informou, tem duas vertentes: Uma a do trabalho com as mulheres atendias por dois Centros de Atendimento Psico-social (Caps) da SMS, no caso, o Caps Novo Tempo (Jardim Novo Campos Elíseos) e o Caps Davi Capistrano da Costa Filho (Jardim Vista Alegre).

O Tear das Artes, lembra a psicóloga, existe desde 2001, mas foi a partir desta parceria e apoio técnico da equipe do Centro de Referência do PMDST/Aids que o projeto entra em nova fase. "Adquirimos equipamentos necessários para viabilizar projetos mais amplos e mais focados em demandas como a produção de programas de rádio produzidos pelos nossos próprios usuários, além de oficinas ao vivo", disse.

O programa de rádio que está sendo veiculado atualmente é o "Ondas Mentais", através da rádio Muda, localizada dentro do campus Barão Geraldo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), cuja sintonia é 105,7, mas que pode ser acessado pela Internet através do endereço eletrônico www.radiolivre.org/muda . Nas próximas semanas o programa entra na programação da rádio comunitária Renovação (105,9), localizada em frente ao terminal Ouro Verde e que cobre esta região da cidade.

"A construção agora é de uma radionovela, um projeto muito interessante e que só estamos conseguindo realizar com o apoio e a participação do Centro de Referência de DST/Aids. Falar de aids e doenças sexualmente transmissíveis, diante da tendência de feminização desta epidemia, que tem características muito definidas pelas questões ligadas à cidadania, significa promover não só a convivência dos nossos usuários e de nossas comunidades, mas dar oportunidade para a inclusão de pessoas que, historicamente, de alguma forma estiveram excluídas", disse Carolina.

Tear das Artes

O Tear das Artes é um espaço público que tem por objetivo favorecer a convivência pacífica entre os diferentes. O local é freqüentado por crianças e adultos, homens e mulheres, adolescentes e idosos para que convivam num encontro que se faz no cotidiano e que permita as pessoas integrarem-se à sociedade num local acolhedor e agregador das diferenças de raça, credo, idade, e sexo.

O objetivo é que a partir desta realidade possa ser construído, de maneira solidária, o enfrentamento das adversidades atuais, como a violência, a exclusão, o desemprego, a depressão, a solidão, com estímulo dos espaços de geração de renda, criação coletiva de um novo jeito de fazer saúde, arte e lazer. O espaço é aberto a   participação da sociedade para conhecer, ensinar, aprender e trocar trocar experiências.

....................................................................................................................................
Mais informações à Imprensa: Eli Fernandes – 19 + 3232 – 3283 / 3236 – 3711 / 3234 – 5000 – Assessoria de Imprensa do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas – Regente Feijó, 647 – Centro.

FiqueSabendo: Tudo sobre o teste de HIV e sífilis
Gratuito e sigiloso!

(19)
3236 – 3711
VISTA-SE! USE SEMPRE CAMISINHA.