8ª Conferência Municipal de Saúde de Campinas acontece nos dias 17 e 18

14/08/2007

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Campinas promovem, nos próximos dias 17 e 18 de agosto, a 8ª Conferência Municipal de Saúde que tem como tema: “Saúde e qualidade de vida: política de estado e desenvolvimento”. O evento acontece na sexta-feira, dia 17, a partir das 18h, no Salão Vermelho do Paço Municipal, e no sábado, dia 18, das 8h às 17h, no Plenário da Câmara Municipal.

A atividade consiste em etapa preparatória para a 5ª Conferência Estadual de Saúde, a ser realizada entre os dias 4 e 6 de outubro em São Paulo, e para a 13ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em Brasília de 14 a 18 de novembro.

A conferência terá os seguintes objetivos: avaliar a situação da saúde, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) previstos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde; definir diretrizes para a plena garantia da saúde como direito fundamental do ser humano e como política de estado, de desenvolvimento humano e social; definir diretrizes que possibilitem o fortalecimento da participação social na perspectiva da plena garantia da implementação do SUS; e avaliar a implementação das deliberações da 7ª Conferência Municipal de Saúde. Durante a conferência ainda serão eleitos os delegados para as conferências estadual e nacional de saúde.

O encontro vai discutir os seguintes eixos temáticos: Desafios para a efetivação do direito humano à saúde no século XXI: Estado, sociedade e padrões de desenvolvimento; Políticas públicas para a saúde e qualidade de vida: o SUS na Seguridade Social e o Pacto pela Saúde; A participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde. Na ocasião, poderão ser discutidos o conceito de saúde, o papel do Estado em garantir a qualidade de vida da sociedade e fortalecer as políticas públicas, de forma que permitam a participação da sociedade na garantia dessas ações.

A expectativa da comissão organizadora é de que a conferência tenha ampla participação, com votações representativas e a presença de pelo menos 450 pessoas, incluindo os 402 delegados eleitos entre usuários, trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviços da saúde, nos termos estabelecidos pelo Conselho Municipal de Saúde, com seguinte representação: 50% de usuários, 25% de profissionais de saúde e 25% de gestores e prestadores de serviços em saúde.

“A Conferência é um evento de extrema importância. Muito mais do que o cumprimento de uma exigência legal trata-se de uma conquista da população brasileira. Fortalece o controle social, além de ser um espaço privilegiado para discussão dos rumos da saúde pública de forma clara nos próximos anos. Por isso, a participação de todos é fundamental”, afirma Sílvia Simões Teixeira Nicolau, secretária-executiva do Conselho Municipal de Saúde e membro da comissão organizadora da 8ª Conferência.

A atividade é aberta ao público em geral e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas na abertura da Conferência.

Denize Assis