Administração recebe brasileiros que estudam medicina em Cuba e vieram conhecer o SUS/Campinas

15/08/2007

O Prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, e o Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, receberam nesta quarta-feira, dia 15 de agosto, no Gabinete do Prefeito, um grupo de 11 brasileiros que cursam medicina na Escola Latino-Americana de Cuba (ELAM).

Os estudantes chegaram a Campinas em 6 de agosto para conhecer de perto e vivenciar o trabalho desenvolvido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) municipal dentro da política de educação permanente da Secretaria Municipal de Saúde. O contato inicial entre a Secretaria e os alunos deu-se por meio do Centro de Educação dos Trabalhadores de Saúde (CETS), que coordena a política de integração ensino e serviço e é responsável pela inserção de alunos na rede pública municipal de saúde.

Todos os estudantes são oriundos das periferias de cidades brasileiras e estudam Medicina em Cuba por meio de um programa que acolhe alunos de baixa renda dos países Latino-Americanos. Eles conheceram as atividades desenvolvidas pelas equipes dos diversos serviços da Secretaria de Saúde, entre os quais os Centros de Saúde Vista Alegre, União de Bairros, São Vicente e São Domingos, Módulos de Saúde do Jardim Fernanda e do Campo Belo, Hospital Municipal Mário Gatti, Samu/192 e outros.

Além do Prefeito Hélio e do Secretário de Saúde, também estavam presentes na recepção os secretários municipais de Assuntos Jurídicos, Carlos Henrique Pinto; de Cultura, Esportes e Lazer, Francisco de Lagos Viana Chagas; o diretor municipal de Saúde, Pedro Humberto Scavariello; a diretora de Gestão e Apoio ao Trabalho e Educação na Saúde, Sílvia Carmona; a diretora de Departamento de Gerenciamento e Desenvolvimento Organizacional, Maria Cecília Brandt Piovesan; e a coordenadora do CETS e da política de integração ensino e serviço da Secretaria de Saúde, Alóide Ladeia Guimarães.

“Foi muito bom receber esta visita. Sabemos da importância estratégica da formação médica de Cuba. Que esta seja a primeira de muitas outras turmas, que este trabalho seja sistematizado pela Secretaria Municipal de Saúde no sentido de que possamos compartilhar e receber conhecimentos. Fica o convite para que vocês possam futuramente participar atuando no SUS Campinas”, disse o prefeito aos estudantes.

Dr. Hélio ressaltou que Campinas tem um sistema de saúde pública privilegiado em relação ao restante do Brasil, com uma rede consistente de atenção básica e, nesta gestão, ampliando, dentro da proposta do Qualisus, o Sistema de Urgência e Emergência com a construção do Hospital Ouro Verde, Pronto-Socorro do Campo Grande e Pronto-Socorro Centro entre outras unidade. O Prefeito também falou para os estudantes sobre a história de Campinas e sobre como se constituiu o SUS no município.

O Secretário José Francisco Saraiva disse aos estudantes que a visita deles a Campinas é importante sob vários aspectos. “A troca de informações e o debate acrescentam, compõem, trazem conhecimentos e experiências, contribuindo para a construção e fortalecimento do SUS. E trazem o aluno brasileiro a uma reflexão acerca de suas escolhas profissionais futuras. Agradeço muito e convido-os a voltar”, afirmou José Francisco Saraiva.

O campineiro Jonathas Muniz, de 20 anos, integra o grupo de estudantes de medicina em Cuba e acompanhou as equipes do Centro de Saúde São Vicente. “Gostei muito da experiência. Minha expectativa é um dia atuar aqui, nesta cidade, em busca de preencher as necessidades que um dia eu enfrentei enquanto usuário do SUS”, disse.

O paulistano Cléber da Costa Firmino, de 26 anos, que está no 6° ano de Medicina na ELAM, também avaliou como muito importante a visita Campinas. “Conheci de perto o trabalho do Centro de Saúde Vista Alegre. Campinas tem um sistema de saúde bem ilustrado, modelo, histórico, mas com desafios nas periferias. Espero um dia poder atuar aqui cumprindo os objetivos da ELAM de estar inserido nas comunidades pobres e trabalhar com a perspectiva da medicina preventiva”, disse.

Para a estudante Daniela Carioli, de 26 anos, também do 6° ano da ELAM, foi uma satisfação conhecer o trabalho do Centro de Saúde União dos Bairros. “Todos os profissionais são importantes para a equipe e estão orientados para uma atenção integral à saúde. A coordenação da unidade luta muito para que a comunidade também tenha esta compreensão”, afirmou.

A Secretaria de Saúde de Campinas recebe para estágios curriculares obrigatórios alunos da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Paulista (Unip), Faculdade de Jaguariúna (Faj), Faculdade Comunitária (FAC), Universidade São Francisco (USF) e Metrocamp.

Segundo a coordenadora do CETS, Alóide Ladeia, além dos alunos dos estágios curriculares obrigatórios, a partir de 2004, a Secretaria de Saúde abriu como possibilidade o estágio eletivo, de vivência, e passou a receber, durante todo o ano, estudantes de instituições de nível superior de outros municípios, estados e países.

“Além de ser dever da Secretaria de Saúde transmitir e construir conhecimentos, conforme preconiza a Lei Orgânica de Saúde que determina, entre os campos de atuação do SUS, a ordenação da formação e educação permanente de recursos humanos e o incremento do desenvolvimento científico e tecnológico, o SUS Campinas tem um compromisso social de receber estes estudantes”, disse Alóide.

A proposta de estágio de vivência entre Secretaria de Saúde de Campinas e os alunos da ELAM foi elaborada e acompanhada em conjunto por um representante dos alunos e pelo CETS e termina na próxima sexta-feira, dia 17.

Denize Assis