Encontro discute meningite

17/08/2007

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), promoveu nesta sexta-feira, dia 17 de agosto, encontro com as equipes de saúde das redes pública e privada de saúde de Campinas para informar sobre a situação epidemiológica da doença meningocócica – inclui meningite e meningococcemia – no município, detalhar a ocorrência do surto da Vila Esperança (na região norte da cidade) e atualizar os profissionais em relação ao diagnóstico e tratamento da doença.

Este ano, foram registrados 24 casos de doença meningocócica em Campinas, sendo nove deles num surto na Vila Esperança/Jardim São Marcos entre 10 de julho e 10 de agosto. Este foi o primeiro surto registrado em Campinas.

“Trata-se de um fato inusitado, restrito àquela comunidade. No restante do município, a situação se mantém muito semelhante à de anos anteriores, com casos esporádicos, espaçados, distribuídos de maneira generalizada”, informou a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, durante apresentação no encontro.

Em 2006, no mesmo período, de janeiro a agosto, foram registrados 17 casos de doença meningocócica em Campinas, com prevalência do sorogrupo B. No ano todo, foram 26 casos com três óbitos.

Em 2007, excluindo o surto, Campinas tem 15 casos, com prevalência do sorogrupo C e com deslocamento da faixa etária para maiores de cinco anos. Não houve óbitos.

Em todos os casos da doença, imediatamente após notificação, é desencadeada quimioprofilaxia – administração de antibiótico para todos os contatos íntimos do caso. Em relação ao surto, como medida complementar à quimioprofilaxia, foi realizada vacinação de bloqueio para pessoas até 34 anos moradoras nas vizinhanças das pessoas acometidas. Mais de 200 pessoas foram mobilizadas para a ação, quando foram aplicadas mais de 6,9 mil doses da vacina.

Além de Brigina, a médica infectologista Márcia Teixeira Garcia, da Seção de Epidemiologia Hospitalar do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também ministrou aula no encontro.

Márcia falou sobre a doença, agente etiológico, fatores determinantes, sintomas, diagnóstico, tratamento, profilaxia e ilustrou a apresentação com avaliação de casos atendidos no HC da Unicamp.

Ao final das apresentações, os participantes puderam esclarecer dúvidas.

Denize Assis