CS Balão de Laranja reúne mulheres para aconselhamento e testagem para HIV, sífilis e hepatites virais

17/08/2007

Unidade de Saúde realiza quarta-feira o seu I Encontro de Mulheres,
em ação que tem apoio do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas

O Centro de Saúde Pedro de Aquino (Balão do Laranja), região Noroeste de Campinas, realiza na próxima quarta-feira, dia 22 de agosto, a partir das 14h, seu I Encontro de Mulheres, para atividades de prevenção ao HIV/aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

A atividade será realizada no Espaço Xeretão (Rua Ernesto Alves Filho, 688), galpão de uma fábrica de refrigerantes onde haverá exibição de filme educativo sobre HIV/aids e outras DSTs e uma conversa preparatória ao teste de HIV e sífilis e hepatites B e C. A coleta de material para exame será realizada no local para mulheres que quiserem fazer o teste.

As ações de educação em saúde promovidas pelo Centro de Saúde têm  apoio e matriciamento da equipe do Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de DST/Aids (PMDST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas, fazendo parte do Plano de Ações e Metas (PAM)/Aids 2007, numa de suas metas mais importantes: Descentralizar as ações de prevenção, principalmente voltadas às mulheres na Atenção Básica.

A coordenadora do Centro de Saúde do Balão do Laranja, a dentista Juliana Ramos, disse que foram convidadas para o encontro tanto as mulheres que já acessam a unidade, como mulheres das comunidades de bairros que ficam em sua área de abrangência.

Segundo ela, o objetivo é promover novos encontros e que as participantes do evento de quarta-feira convidem suas colegas, amigas e familiares para acessar o Centro de Saúde, saber mais sobre o HIV/aids e outras DSTs. Desta forma, terão acesso gratuito a camisinhas e ao teste de HIV, sífilis e hepatites B e C.

"Quanto mais cedo uma pessoa souber o seu diagnóstico, melhor o impacto em sua saúde individual e também na saúde coletiva. O aconselhamento para realizar o teste é um processo educativo para que elas comecem aprender sobre a aids, outras DSTs e suas principais formas de prevenção, ou seja, o uso correto das camisinhas em todas as relações sexuais e o não-compartilhamento de agulhas e seringas e promove a escuta solidária do profissional de saúde, qualificando o vínculo com os usuários do Centro de Saúde", disse Juliana.

O Centro de Saúde do Balão do Laranja está na área do Distrito de Saúde Noroeste, que desenvolve o projeto "Distrito Noroeste e as Mulheres: A vida é mais forte que a aids", pelo qual todas as unidades de saúde desta região desenvolvem projetos de educação em saúde para prevenir o HIV/aids e as outras DSTs. O projeto teve início em 2006, como projeto piloto e se expandiu em 2007, de maneira integrada no Distrito Noroeste. O Programa Municipal de DST/Aids batizou esta resposta de qualidade como "Norô PositHIVa".

Eli Fernandes