Conselho Local do CR DST/Aids de Campinas participa de sua primeira Conferência Municipal de Saúde

17/08/2007

Saúde e qualidade de vida são temas do encontro realizado na Câmara Municipal de Saúde,
preparatório para 13ª Conferência Nacional

A 8º Conferência Municipal de Saúde de Campinas, realizada sexta e sábado, dias 17 e 18 de agosto de 2007, no Salão Vermelho da Prefeitura e na Câmara Municipal teve, pela primeira vez em sua história, a participação de representação do Conselho Local de Saúde (CLS) do Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas.

O Conselho Local do Centro de Referência do PMDST/Aids foi eleito e empossado em 1 de Dezembro de 2006, Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Em outras conferências os usuários do Centro de Referência do PMDST/Aids participaram deste espaço através de representação nos Distritos Sanitários de Campinas, como ocorreu em 2006, experiência que serviu de acúmulo para implantação do Conselho Local na unidade.

"Eu penso que toda ampliação para participação dos segmentos da sociedade civil organizada ou de usuários do Sistema Único de Saúde é um avanço na legitimação do SUS", disse a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas, a enfermeira sanitarista Maria Cristina Feijó Januzzi Ilario, que também participou da Conferência Municipal de Saúde.

Ela explicou que a base da construção da política pública de saúde é o controle social. "Considero que os usuários do Centro de Referência do Programa DST/Aids têm se organizado desde a origem do SUS para isso e agora eles estão ocupando os espaços para colaborar na construção programática da Saúde Pública, com outras áreas", disse Cristina.

A usuária do Centro de Referência do PMDST/Aids, a dona de casa F.M.B.L., do segmento usuários do Conselho Local de Saúde da unidade, afirmou que participa como representante do órgão e como cidadã. "É minha primeira participação como cidadã e como conselheira. Nunca participei de uma conferência de Saúde, anteriormente. Esta participação é de extrema importância porque assim eu me integro e me intero de outros problemas que realmente a saúde pública enfrenta e que tenta solucionar contando com o controle social", disse a usuária.

A participação destes conselheiros também foi destacada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campinas, Ercindo Mariano Júnior. "É uma experiência ímpar na vida de uma pessoa a participação neste espaço. É uma experiência de construção de cidadania, de consciência crítica e a importância para este cidadão é de construir a saúde pública estar construindo coletivamente".

Camisinha, teste e tratamento

A aids é uma síndrome que pode ser tratada através do SUS (Sistema Único de Saúde). O tratamento é complexo e realizado em serviços especializados, como o Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas. O Centro de Referência fica na rua Regente Feijó, 637, Centro, e está aberto de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados) das 7h às 20h. O telefone, para mais informações sobre este serviço é (19) 3234 – 5000.

Campinas tem 4.763 casos de aids notificados desde o início da epidemia, nos anos 80, até o dia 30 de novembro de 2006. A estimativa, com base em dados do Ministério da Saúde, é que cerca de 2.000 pessoas têm o vírus HIV em Campinas e não sabem. O teste é oferecido gratuitamente através do SUS e deve ser feito em qualquer Centro de Saúde de Campinas ou no Centro de Referência do PMDST/Aids. A melhor forma de prevenção à aids e às doenças sexualmente transmissíveis é o uso de camisinha em todas as relações sexuais. As camisinhas também são distribuídas gratuitamente nos Centros de Saúde através do SUS.

Para saber mais sobre o teste de hiv e sífilis, em Campinas, a população deve informar-se no Centro de Saúde mais próximo ou através do telefone (19) 3236 – 3711, do Centro de Referência. O teste é gratuito e só a pessoa que faz o exame deve ficar sabendo o resultado. Para saber mais sobre aids a população pode acessar o site http://www.aids.gov.br ou ligar para o Disk-Saúde: 0800 61 1997 (do Ministério da Saúde) ou para o Disk-DST/Aids: 0800 16 2550 (do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo).

...................................................................................................................................
Mais informações à Imprensa: (19) 3232 – 3283 ramal 24 – Eli Fernandes - Centro de Referência do Programa Municipal de
DST/Aids de Campinas - Assessoria de Imprensa - Rua Regente Feijó, 647 – Centro

Fique Sabendo: 3236 – 3711
Tudo sobre o teste de hiv e sífilis.

Coas/CTA: 2ª a 6ª, das 8h às 18h.

VISTA-SE!
Use sempre camisinha.