Campinas pretende vacinar 66 mil crianças contra pólio no sábado, dia 25

20/08/2007

A Secretaria de Saúde de Campinas, em parceria com as Vigilâncias em Saúde e os Centros de Saúde municipais, pretende vacinar mais de 66 mil crianças menores de cinco anos contra a poliomielite no próximo sábado, dia 25 de agosto, na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Infantil. O número corresponde a 95% da população do município nesta faixa etária constituída por 69.542 pessoas. A primeira fase ocorreu em 16 de junho, quando a cobertura vacinal foi de 88%.

Nesta etapa serão viabilizados 274 postos de vacinação, entre fixos (85) e volantes (189), nas cinco regiões da cidade, abertos à população das 8h da manhã às 5h da tarde. A Prefeitura vai mobilizar 1,3 mil servidores para atuar no atendimento direto à comunidade e nas ações de suporte da campanha. Para o transporte das equipes e outras ações serão disponibilizados 108 veículos. A Secretaria de Saúde recebeu 120 mil doses da vacina contra a pólio, além de doses contra outras doenças.

Para garantir o sucesso da campanha, a Prefeitura colocou, a partir desta segunda-feira, dia 20 de agosto, carros de som para percorrer ruas da cidade com mensagens que lembram a população da campanha e sensibilizam sobre a importância de levar os filhos para tomar a gotinha todos os anos, nas duas fases. Também foram fixadas faixas em locais estratégicos do município.

A Administração conta também com a colaboração de toda imprensa no sentido de propagar a campanha. A Rádio Educativa, da Prefeitura, está atuando no apoio e divulgação do evento.

“Todas as crianças menores de cinco anos devem ser levadas ao posto de vacinação no sábado. A orientação vale para quem foi vacinado na primeira fase, em junho, e também para quem não tomou a dose naquela oportunidade. É importante levar o cartão porque outras vacinas que estiverem em atraso vão ser atualizadas. As doses são grátis”, afirma a enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Vigilância em Saúde (Visa) de Campinas.

Segundo Maria do Carmo, a vacinação universal - indiscriminada e em todas as localidades - de todos os menores de cinco anos de idade ao mesmo tempo é fundamental para preservar a erradicação da paralisia infantil no país. “Por isso, é preciso mobilizar a comunidade e todos os profissionais de saúde para que possamos atingir a meta”, diz.

A sanitarista informa que a poliomielite ainda persiste no mundo, principalmente em países da Ásia e Ásia, podendo retornar ao Brasil a qualquer momento caso nossas crianças não estejam devidamente protegidas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina oral contra a poliomielite é a única vacina capaz de erradicar a doença no mundo. No Brasil, a utilização da vacina oral durante as campanhas é recomendada pelo Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Imunização e se constitui em ação complementar para a vacinação de rotina.

A poliomielite é uma doença viral aguda que tem como principais sintomas dor de cabeça, mal-estar, febre e, nos casos mais graves, paralisia. É de notificação compulsória, o que significa que qualquer caso em território nacional deve ser imediatamente notificado aos serviços de vigilância epidemiológica para que sejam adotadas as medidas necessárias de prevenção e bloqueio.

Informações sobre locais de vacinação em Campinas podem ser obtidas pelo telefone 156, da Prefeitura.

Denize Assis