Saúde reforça controle e interrompe surto de meningite C na Vila Esperança

21/08/2007

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa), informou nesta terça-feira, dia 21 de agosto, que o reforço das ações de controle da doença meningocócica desencadeadas na Vila Esperança/São Marcos, região norte do município, interromperam a transmissão da doença.

Nesta comunidade, entre os dias 10 de junho e 8 de agosto, a Visa registrou um surto da doença com nove casos de meningite meningocócica do sorogrupo C, com intervalo médio de três a quatro dias entre uma ocorrência e outra. Todas as pessoas acometidas são moradoras dos dois bairros (Vila Esperança/São Marcos).

“Estamos há 12 dias sem casos novos, o que sugere que o surto está controlado”, afirma a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica municipal. Segundo Brigina, apesar de a Vigilância ainda considerar que está no período em que são esperados casos – até 30 de agosto, considerando 15 dias após a vacinação de bloqueio -, este intervalo de tempo sem ocorrências é um bom indicativo de que o surto está controlado.

A Secretaria de Saúde promoveu quimioprofilaxia com antibiótico para todos os casos e seus contatos íntimos e, como medida complementar, realizou vacinação de bloqueio que atingiu mais de 6,9 mil pessoas até 34 anos moradoras das residências próximas onde foram notificadas as ocorrências.

Além disso, propagou das mais diferentes formas a informação de que trata-se de um surto com transmissão localizada naquela comunidade, com poucas ocorrências e que, portanto, a indicação técnica, preconizada pelo Ministério da Saúde e Organização Panamericana da Saúde (Opas), é de que o bloqueio vacinal seja em moradores do local com até 34 anos nas residências vizinhas aos casos.

“Trata-se de um fato inusitado, restrito àquela comunidade. No restante do município, a situação da doença meningocócica se mantém muito semelhante à de anos anteriores, com casos esporádicos”, informa Brigina.

Em 2006, de janeiro a agosto, foram registrados 17 casos de doença meningocócica em Campinas, com prevalência do sorogrupo B. No ano todo, foram 26 casos com três óbitos.

Em 2007, excluindo o surto, Campinas tem 15 casos, com prevalência do sorogrupo C e com deslocamento da faixa etária para maiores de cinco anos. Não houve óbitos.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias