Campinas vai mobilizar 1,3 mil servidores em 288 postos na 2a etapa contra a pólio

23/08/2007

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai mobilizar 1.312 profissionais de saúde em 288 postos de vacinação no próximo sábado, dia 25 de agosto, na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Infantil que tem o slogan ‘Segunda dose. Tem que tomar’. Para o transporte e locomoção das equipes, serão disponibilizados 108 veículos. E, para garantir a vacinação mesmo em áreas de difícil acesso, como zona rural, haverá postos móveis.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, é necessário mobilizar o maior número possível de profissionais de saúde e toda sociedade para atingir a meta que é vacinar pelo menos 66 mil crianças menores de cinco anos contra a doença num único dia, o equivalente a 95% da população nessa faixa etária em Campinas. Na primeira etapa, realizada em 16 de junho, Campinas alcançou uma cobertura de 88%.

Para sensibilizar a população sobre a importância da campanha, a Prefeitura iniciou esta semana a divulgação nos bairros por meio de carros de som. Também foram fixadas faixas em locais estratégicos da cidade. A Administração conta também com o apoio da Rádio Educativa e com a parceria dos veículos de comunicação.

Para esta etapa, Campinas recebeu cerca de 120 mil doses da vacina contra a poliomielite. Além da vacina contra a pólio, também estarão disponíveis nos postos de saúde outras vacinas do calendário nacional, como a tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e infecções por hemófilo), tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), rotavírus e hepatite B. Por isto, é importante levar a carteira de vacinação, embora a falta dela não impeça a criança de tomar a dose contra a poliomileite.

Erradicação. A estratégia de aplicar a Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP) em massa foi adotada em 1980, quando foi realizado pela primeira vez o Dia Nacional de Vacinação contra a doença. Essa estratégia levou à erradicação da doença em território nacional. O último caso de pólio foi registrado em 1989, em Sousa, na Paraíba. No Estado de São Paulo, em 1981. Em Campinas, o último caso de poliomielite foi verificado em 1980.

A vacina contra a pólio é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. O vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia e causou quase dois mil casos em 2006. Em 2007, foram registrados 283 casos até o mês de julho.

A vacinação vai das 8h da manhã às 5h da tarde. Todas as crianças devem tomar, mesmo as que já tomaram várias doses em campanhas anteriores e mesmo aquelas que são levadas em clínicas privadas. A vacina é grátis. Informações sobre locais de vacinação podem ser obtidas pelo telefone 156, da Prefeitura.

Denize Assis