No Jardim Campos Elíseos 70 mulheres fazem exame de HIV/aids e outras doenças sexualmente transmissíveis

24/08/2007

Centro de Saúde Pedro de Aquino, do Balão do Laranja, realiza encontro com 100 mulheres
da região para aconselhamento sobre HIV e outras DSTs

Em parceria com o Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas, o Centro de Saúde (CS) Pedro de Aquino (Balão do Laranja), realizou um encontro de mulheres dos bairros atendidos pela unidade.

Cerca de 100 mulheres participaram deste 1º Encontro de Mulheres do CS do Balão de Laranja, realizado das 14h às 16h no Espaço Xeretão, no bairro Campos Elíseos. O Centro de Saúde fica na área do Distrito de Saúde Noroeste, cujas unidades desenvolvem projetos descentralizados de prevenção.

Estes projetos têm apoio e matriciamento do PMDST/Aids. Na atividade realizada na tarde desta quarta-feira, 23 de agosto de 2007, 70 mulheres decidiram fazer a coleta de sangue para o exame no próprio local. O Centro de Saúde Pedro de Aquino atende cerca de 10 bairros daquela área.

Elas foram orientadas por profissionais de saúde sobre o HIV/aids, outras DSTs e especialmente a feminização da epidemia, já que hoje são notificados em média dois casos de infecção pelo HIV em homens para cada caso em mulheres. Nos anos 80, a epidemia era majoritariamente masculina. Desde o início da epidemia Campinas registrou cerca de 4,7 mil casos de aids.

Os bairros abrangidos pelo CS Pedro de Aquino são os seguintes: Favela Jardim Anchieta, Jardim Anchieta, Jardim Campos Elíseos, Jardim Ipiranga, Favela Novo Anchieta, Núcleo Novo Anchieta, Jardim Novo Campos Elíseos Parte 4, Favela Novo Paulicéia, Favela Jardim Sapucaí e Núcleo Social.

As mulheres, em sua maioria, segundo a coordenadora da unidade, a dentista Juliana Ramos, já tem vínculo com o Centro de Saúde através de algum grupo. O objetivo, segundo ela, é que as mulheres que fizeram teste ontem convidem suas amigas, colegas e familiares a passar pelo aconselhamento e teste.

Fique Sabendo

Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 600 mil pessoas vivendo com o HIV. Dessas, 400 mil não sabem de sua condição sorológica. Portanto, do ponto de vista epidemiológico, o diagnóstico é fundamental para o controle da epidemia de aids. Mas, não é só isso: O diagnóstico precoce é muito importante para a realização de um tratamento que garanta a qualidade de vida da pessoa com HIV/aids.

O diagnóstico também pode fazer a diferença na gravidez. Mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e puerpério. O teste e o tratamento são gratuitos.

Vista-se

As camisinhas também são gratuitas e distribuídas através dos Centros de Saúde. As relações sexuais sem uso da camisinha são a principal forma de transmissão do HIV/aids e das outras doenças sexualmente transmissíveis. A camisinha, usada corretamente, ainda pode prevenir uma gravidez indesejada.

Segundo o Ministério da Saúde, 52% dos brasileiros de 15 a 54 anos já receberam ou pegaram preservativo de graça - a maioria em postos de saúde e durante o carnaval. Entre os pesquisados, 96% sabem que o preservativo é a melhor maneira de evitar a transmissão do HIV nas relações sexuais, mas só 25% usam o preservativo regularmente, em qualquer parceria.

O Ministério da Saúde informa, ainda, que 67% destes brasileiros afirmam ter usado o preservativo em sua última relação eventual. Segundo a pesquisa do Ministério, 45,8% dos brasileiros não usa preservativos porque a última relação foi com o cônjuge, 11,5%   porque confiam no parceiro, 11,4% porque têm parceria fixa, 8,8% porque não gosta ou o parceiro(a) não gosta, 6,3% porque não tinha na hora da relação, 4,3% - porque "não precisa" e 3,6% porque não quis.

Tratamento gratuito no SUS

A aids é uma síndrome que pode ser tratada através do SUS (Sistema Único de Saúde). O tratamento é complexo e realizado em serviços especializados, como o Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas. O Centro de Referência fica na rua Regente Feijó, 637, Centro, e está aberto de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados) das 7h às 20h. O telefone, para mais informações sobre este serviço é (19) 3234 – 5000.

Para saber mais sobre o teste de hiv e sífilis, em Campinas, a população deve informar-se no Centro de Saúde mais próximo ou através do telefone (19) 3236 – 3711, do Centro de Referência. O teste é gratuito e só a pessoa que faz o exame deve ficar sabendo o resultado. Para saber mais sobre aids a população pode acessar o site http://www.aids.gov.br ou ligar para o Disk-Saúde: 0800 61 1997 (do Ministério da Saúde) ou para o Disk-DST/Aids: 0800 16 2550 (do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo).

...................................................................................................................................
Mais informações à Imprensa: (19) 3232 – 3283, ramal 24 – Eli Fernandes