Saúde promove campanha para marcar Dia Nacional de Combate ao Fumo

29/08/2007

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, nesta quarta-feira, dia 29 de agosto, a Secretaria de Saúde de Campinas, por meio dos seus Centros de Saúde e do Centro de Referência e Informação em Álcool e Drogas (Criad), promoverá uma ampla campanha para conscientizar e mobilizar a sociedade sobre os males do cigarro.

A mensagem principal das atividades, por orientação do Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão do Ministério da Saúde responsável pela política de controle do câncer no País, é propagar a necessidade de promover ambientes livres de tabaco.

Nos Centros de Saúde, durante todo dia, haverá palestras, distribuição de folderes e outras atividades de educação em saúde.

No Criad, localizado na rua Tiradentes, 882, no Guanabara, a partir das 8h30, a equipe promove um grande evento com homenagem aos pacientes que estão em tratamento para parar de fumar. Os pacientes vão fazer depoimentos. Também serão entregues medalhas para aqueles que estão a dois, seis e nove meses e a 1 ano sem fumar. Durante uma dinâmica vão ser feitas doações de plantas para que as pessoas comparem o crescimento das mudas com o período em que pararam de fumar. A atividade termina com café da manhã.

Às 14h, no Auditório da Expecamp, na Unicamp, o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, assina Termo de Compromisso para Promoção de Ambientes Livres de Tabaco. Trata-se de um programa da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) que tem apoio do Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer (Inca) e da Rede de Controle do Tabaco.

O tabagismo é uma doença crônica gerada pela dependência da nicotina. Os usuários de produtos do tabaco estão expostos continuamente a mais de 4 mil substâncias tóxicas, muitas delas cancerígenas. Esta exposição faz do tabagismo o mais importante fator de risco isolado de doenças graves e fatais. A doença é causadora de 30% das mortes por câncer, sendo 90% dos casos de câncer de pulmão diagnosticados em fumantes.

Além disso, estudos recentes mostram que, entre não-fumantes cronicamente expostos à fumaça do tabaco nos ambientes, o risco de câncer de pulmão é 30% maior do que entre os não-fumantes não-expostos. Estes também apresentam risco 24% maior de desenvolverem doenças cardiovasculares.

Em Campinas, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 20% de todas as mortes são causadas pelo hábito de fumar. Entre as doenças relacionadas com o tabagismo no município estão as do aparelho cardiovascular, do aparelho respiratório e os cânceres. Mais de 60% das mortes por câncer de pulmão e de boca e faringe, no sexo masculino, são provocadas pelo cigarro. Nos homens, o tabagismo também causa 56% das mortes por câncer de laringe, 54% dos óbitos por câncer de esôfago e 58% das mortes por doenças pulmonares crônicas. Os percentuais observados nas mulheres são sempre inferiores.

Segundo dados do Inquérito de Saúde SP 2002/2003, em Campinas a prevalência de tabagistas é de 23% nas mulheres acima de 18 anos e de 25% nos homens nesta faixa etária.

Preocupada em deter a expansão do tabagismo, desde 2001, a Secretaria de Saúde desenvolve o Programa Municipal de Tabagismo que atua em três vertentes: tratamento, controle e prevenção.

"Nossas equipes estão capacitadas de acordo com consensos utilizados pelos Programas Federal e Estadual de Tabagismo. O Criad e 15 Centros de Saúde espalhados por todas as regiões da cidade já estão preparados para acolher e tratar fumantes ativos e para atuar no controle ambiental. Estas unidades encontram-se em diferentes estágios de implantação do programa", informa o médico Mário Becker, coordenador municipal do programa desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Campinas.

Entre estas unidades, quatro são ambientes livres de tabaco: Caps Criad, CS Costa e Silva, CS Paranapanema e CS Santa Odila.

Segundo Mário Becker, o melhor controle do tabagismo é a prevenção. Nesta linha de trabalho, foram capacitados profissionais das secretarias municipais de Saúde e Educação que estão se articulando para implantar atividades conjuntas em alguns centros de saúde e escolas por meio do 'Saber Saúde'. O foco principal das atividades de prevenção são crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, alunos da rede escolar e usuários da rede pública de saúde.

Na vertente de controle, o objetivo é tornar livre do tabaco os domicílios e os ambientes de estudo, trabalho, lazer e transporte. "Os fumantes ativos prejudicam passivos. As gestantes e as crianças são o grupo de maior risco de exposição passiva", afirma. Mário Becker informa que Campinas conta com um restaurante que já recebeu selo de ambiente livre de tabaco: o 'Bali'. Histórico. Desde 1986 o Instituto Nacional de Câncer comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo - 29 de agosto - criado pela Lei Federal nº. 7.488. O INCA busca sensibilizar e informar a população brasileira sobre os danos à saúde e os sociais, econômicos e ambientais ocasionados pelo consumo de produtos derivados do tabaco. Este trabalho é realizado em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e organizações não-governamentais (ONGs).

Ao longo desses anos as comemorações de datas pontuais e o desenvolvimento de ações de educação contínuas nas escolas, unidades de saúde e ambientes de trabalho têm sido um grande alicerce na consolidação das mudanças de comportamento na sociedade brasileira sobre toda problemática que envolve o tabaco.

Denize Assis