Armazém das Oficinas, loja do Cândido Ferreira, expõe produtos na feira de brindes e presentes Brazil Promotion 2008

06/08/2008

As oficinas de trabalho artesanal do Núcleo de Oficinas (NOT) do Serviço de Saúde Dr. Candido Ferreira, que atuam sob o conceito do Comércio Solidário/Economia Solidária irão expor seus produtos na Brazil Promotion 2008. A feira irá acontecer de 5 a 7 de agosto, na Transamérica Expo Center, que fica na Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 em São Paulo/SP com entrada das 14h às 21h.

Neste ano, o estande da loja “Armazém das Oficinas” - loja de artesanato do Cândido Ferreira em parceria com a “Associação Cornélia Vlieg” foi doado pela Forma Editora, empresa que organiza a feira.

A loja irá apresentar sua linha de brindes corporativos e produtos para escritórios como porta lápis, caneta, risque-rabisque, porta blocos, porta retrato, cartões; de papelaria como cadernos, blocos, álbuns, pastas, caixas; entre outros produtos da linha de presentes.

A Brazil Promotion, considerada maior feira do mercado promocional, apresenta as principais novidades do ano em produtos e serviços promocionais, brindes, presentes corporativos, produtos e serviços para a realização de eventos etc.

As oportunidades de negócios fechadas nessa feira são responsáveis por parte da produção das peças realizadas nas oficinas de trabalho durante o ano todo.

É de extrema importância o reconhecimento da loja “Armazém das Oficinas” em ser convidada e, principalmente, ganhar um estande para participar de uma feira que gera vendas significativas para os artesãos da instituição.

Um dos objetivos da loja “Armazém das Oficinas” é estreitar o relacionamento entre o Cândido Ferreira os fornecedores, distribuidores, fabricantes e profissionais do setor de brindes e presentes incentivando a responsabilidade social.

Comércio Solidário, bom gosto e compromisso social

“Armazém das Oficinas” é uma loja especializada em artesanato para decoração, papelaria e venda de brindes e presentes corporativos. São 290 usuários da saúde mental que produzem mais de 750 peças – fruto de 12 oficinas artesanais de trabalho – produzidas em vitral, mosaico, velas, bambu, madeira, serralheria e papel reciclado, entre outros materiais. A venda dessas peças apresenta um ganho para os usuários, já que o valor arrecadado é revertido mensalmente em bolsa-oficina para cada usuário da saúde mental que participa das oficinas.

Além das peças produzidas pelas oficinas de trabalho do Cândido Ferreira é possível encontrar produtos produzidos por artesãos jovens, idosos, portadores de necessidade especiais, oriundos de comunidades, cooperativas, projetos e entidades sociais de várias regiões. Entre elas: Grupo Primavera, Síndrome de Down (Cartonagem e Marcenaria), Toca de Assis (Oficina de Cestaria), Cooperativa de Artesanato Mariense (de Minas Gerais), Oficina do Centro de Saúde São Quirino, Estação Criar (Centro de Atenção Psicossocial Estação) e Oficina Almofada (Núcleo Clinico do Cândido Ferreira) e de diversos artesãos “autônomos”.

Nesse modelo de comercialização, a proposta da ligação do consumidor com o produtor não é apenas mercadológica, envolvendo conscientização dos meios de produção, transparência na composição do preço e sustentabilidade do pequeno produtor.

Segundo alguns usuários das oficinas artesanais do Cândido Ferreira, o projeto ajuda a complementar a renda familiar e auxilia na profissionalização, sem contar que contribui para a estabilização do quadro clínico.

O Armazém das Oficinas fica na Rua Coronel Quirino, 172, no Cambuí em Campinas/SP (www.armazemoficinas.com.br).

Cândido Ferreira: reintegrando pessoas à sociedade

Desde 1990, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Campinas e o Cândido Ferreira as formas de cuidar em saúde mental foram humanizadas. Por esta nova postura, desde 1993, a instituição é considerada referência de tratamento no país, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A principal meta da instituição é a desospitalização. Atualmente, a entidade atende um público de mais de mil usuários por mês e conta com um Núcleo de Atenção à Crise, um Núcleo de Atenção à Dependência Química, quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), um Núcleo Clínico, 12 Oficinas de Trabalho, três Centros de Convivência (Espaço das Vilas, Centro Cultural Cândido-Fumec e Casa Escola “Rosa dos Ventos”) e o Cândido Escola, unidade voltada à formação em trabalho e consultoria.

Os usuários também realizam atividades relacionadas à Comunicação Comunitária, distribuídas em duas oficinas: de jornal impresso (C@ndura - Espaço Aberto para um Novo Pensamento) e o Ponto de Cultura “Maluco Beleza”.